A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) destaca mais uma oportunidade para estudantes ampliarem sua formação para além das atividades acadêmicas tradicionais. Como parte da série de notícias sobre o tema “Além da Sala de Aula”, o foco desta vez são as Ligas Acadêmicas (confira abaixo outras notícias do especial).
As ligas são associações científicas sem fins lucrativos, compostas por estudantes, professores e profissionais de uma área específica do conhecimento. Essas organizações visam complementar a formação acadêmica dos participantes, oferecendo oportunidades de aprofundamento em temas especializados, práticas profissionais e extensão universitária.
Na UFJF, as Ligas Acadêmicas abrangem uma ampla variedade de áreas, como saúde, ciências humanas e exatas. Há dezenas de grupos dedicados a temas específicos de diferentes cursos, a exemplo das ligas acadêmicas de Saúde Mental e de Botânica e Micologia. São uma oportunidade para quem deseja expandir seus horizontes acadêmicos e profissionais.
Como funciona uma Liga Acadêmica
A maioria das ligas acadêmicas conta com uma estrutura organizacional que inclui presidência e diretorias. Podem incluir diretorias financeira, comunicação e marketing, gestão de pessoas, pesquisa, extensão e projetos. Os integrantes participam de atividades e projetos interdisciplinares, como organização de eventos e desenvolvimento de artigos e estudos.
Para oficializar o trabalho na UFJF, um grupo de alunos precisa identificar uma área de interesse não coberta pelo currículo, ter uma equipe fundadora e definir um professor orientador. Um estatuto formalizado é necessário, e a proposta passa pela aprovação da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), que avalia se os critérios da Universidade foram cumpridos. Essa estrutura oferece a estabilidade e o suporte necessários para o desenvolvimento das atividades.
Confira o especial Além da Sala de Aula
O esporte como aliado
Empresas juniores permitem desenvolvimento profissional e contato com mercado de trabalho
Programas e grupos de educação tutorial reúnem mais de 150 bolsas
Engenharia Civil
A Liga Acadêmica de Building Information Modeling (Labim), dos cursos de Engenharia e Arquitetura e Urbanismo é focada no estudo e nas discussões sobre tecnologias inovadoras, em especial a que dá nome ao grupo. Building Information Modeling (BIM) é uma tecnologia que será exigida em todas as obras públicas federais, no Brasil, a partir de 2028. É considerada essencial para os profissionais da construção civil.
O BIM é um sistema integrado de processos e tecnologias que possibilita a criação, uso, atualização e compartilhamento colaborativo de modelos digitais de uma construção, atendendo, de maneira potencial, às necessidades de todos os envolvidos no projeto ao longo de seu ciclo de vida.
Atualmente a liga tem 12 membros e quer chegar a 23 até o fim do ano, quando se encerra o novo processo seletivo. “Queremos preparar os alunos para o mercado de trabalho e para os desafios acadêmicos, fornecendo uma compreensão profunda do BIM e suas aplicações em projetos de engenharia e arquitetura”, explica Gabriel Netto, estudante de Engenharia Civil e presidente da Labim.
Conheça o trabalho da Labim
Interdisciplinar
A Liga Acadêmica de Saúde Mental (LASMental) da UFJF é uma iniciativa voltada para a formação complementar dos alunos, com ênfase na saúde mental com abordagem interdisciplinar. Embora vinculada ao Diretório Acadêmico do curso de Medicina, o grupo integra estudantes de diversas áreas, como Psicologia, Enfermagem e Serviço Social, promovendo uma visão abrangente que contempla os aspectos psicossociais, históricos e políticos da saúde mental.
Anualmente a LASMental oferece 18 vagas para ligantes, distribuídas entre os cursos de forma a garantir a interdisciplinaridade. Durante as reuniões, os membros discutem temas científicos, organizam palestras com profissionais da área e participam de estágios no Centro de Atenção Psicossocial – Caps Liberdade, no Hospital Universitário, onde vivenciam práticas do cuidado em saúde mental.
“Oferecemos a oportunidade de aplicar na prática a teoria aprendida em sala de aula, seja por meio de discussões científicas ou do contato direto com usuários e serviços do Caps. Além disso, amplia a formação teórico-prática dos alunos ao integrar diferentes perspectivas e conhecimentos entre os cursos, promovendo aprendizado além da teoria e preenchendo lacunas que só a prática pode suprir”, explica Isabela Frazão, estudante de Psicologia e tesoureira da LASMental.
Para se manter, a LASMental capta recursos por meio de ingressos para eventos científicos organizados pelo grupo. O montante é utilizado na compra de materiais, impressão de certificados e documentos e na própria realização das atividades.
Conheça o trabalho da Liga Saúde Mental
Eventos
A Liga Acadêmica de Botânica e Micologia (LABM/UFJF) foi criada, em 2024, por estudantes. Atualmente, o grupo conta com 18 alunos e organiza atividades de ensino, pesquisa e extensão. Recentemente, o 1º Simpósio Online de Botânica e Micologia da UFJF atraiu cerca de 700 inscritos de todo o país.
“Nossa pretensão é organizar eventos para integrar a comunidade acadêmica e externa, como simpósios e minicursos”, destaca o presidente da Liga, Pedro Duarte. O grupo conta com apoio do Instituto de Ciências Biológicas para realização de eventos presenciais.
A Liga busca discutir temas pouco explorados na graduação, como no campo de micologia, que estuda fungos. A próxima seleção anual da liga irá ocorrer em 2025.
Conheça o trabalho da LasMental
Conheça outras ligas na UFJF:
Ligas Acadêmicas da Faculdade de Medicina
Ligas Acadêmicas de Fisioterapia
Ligas Acadêmicas da Faculdade de Farmácia
Ligas Acadêmicas do campus avançado de Governador Valadares
Liga Acadêmica da Faculdade de Enfermagem
Ligas Acadêmicas do curso de Medicina Veterinária
Siga a UFJF nas redes sociais
Instagram: ufjf
Facebook: ufjfoficial
X: ufjf_
Youtube: TVUFJF
Spotify: ufjfoficial