Atividade envolveu 100 crianças de escola da cidade. (Foto: divulgação)

Aprender brincando e afastar o medo de ambientes hospitalares foram alguns dos objetivos que motivaram a mais recente atividade do Projeto Hospital dos Ursinhos. Organizada e promovida pela IFMSA Brazil UFJF-GV – ONG internacional formada por acadêmicos de Medicina, a iniciativa envolveu 30 estudantes dos cursos de Medicina e Odontologia do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), além de cerca de 100 crianças da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves.

Cerca de 30 acadêmicos participaram da ação. (Foto: divulgação)

O discente de Medicina e organizador do projeto, Lucas Brandião, explica que as atividades lúdicas têm como proposta “desmistificar o ambiente de saúde para as crianças, tornando consultas médicas e odontológicas mais familiares e menos assustadoras”. A ação é composta por jornadas de ‘atendimentos médicos’ a ursinhos de pelúcia, onde crianças do ensino fundamental atuam como médicos e dentistas.

A atividade realizada na última semana contou com um circuito montado na biblioteca da escola, que contava com seis estações, onde as mais de 100 crianças participantes, com o auxílio dos voluntários, cuidavam dos seus ursinhos de pelúcia como se fossem médicos e dentistas. Ao longo das atividades, aprenderam a examinar seus ursinhos, práticas de higiene bucal, exames de imagem, cirurgia, aplicação de vacinas e realização de curativos de forma lúdica e envolvente.

Iniciativa teve objetivo de desmistificar ambientes médico-hospitalares. (Foto: divulgação)

Para Lucas, além de estimular o aprendizado sobre saúde, o projeto mostrou-se eficaz para reduzir o medo das crianças em relação a procedimentos de rotina, contribuindo para facilitar futuros contatos entre as crianças e  profissionais da saúde. “A experiência também foi enriquecedora para os acadêmicos, que se aproximaram da comunidade e vivenciaram uma prática humanística em ambiente controlado e sob supervisão”, relatou.