Calouros do curso de Fisioterapia (Foto: Dionatam Fonseca)

O campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) promoveu nesta segunda-feira, 4, as atividades de acolhimento aos calouros que ingressaram na instituição no segundo semestre de 2024. O evento realizado na unidade centro forneceu aos estudantes informações indispensáveis para a vida acadêmica na graduação.

Ao todo, foram recepcionados 60 estudantes dos cursos de Direito, Educação Física, Fisioterapia e Odontologia. Durante cerca de duas horas, professores, TAEs e estudantes da UFJF-GV explicaram aos calouros como é a rotina na instituição com informações sobre o acesso ao Siga, carteirinhas, transporte, bem como aos serviços de assistência estudantil (bolsas, atendimentos pedagógico e psicológico), Restaurante Universitário, entre outros.

Ao parabenizar os estudantes presentes, o diretor do Instituto de Ciências da Vida, Leandro Cardoso, ressaltou as conquistas da UFJF-GV. “Desejo a vocês boas vindas. Para nós é uma honra. Obrigado por confiar em nosso campus. Em que pese algumas limitações, temos uma série de qualidades. Tenham certeza que ao longo dos anos, vocês serão amparados por professores e técnicos altamente qualificados. Indicadores demonstram que os nossos cursos estão entre os melhores do Brasil”.

Já o professor Anderson Reis, vice-diretor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, destacou o caráter transformador do ensino superior . “A formação no ensino superior é transformadora, amplia nossos horizontes. A qualidade do nosso curso é expressa não somente pelos indicadores, mas também pela facilidade com que nossos egressos entram no mercado de trabalho. Aproveitem muito a graduação”.

A gerente de graduação, Angélica Cotta, explicou algumas das transformações que ocorrem na rotina dos estudantes que saem do ensino médio e ingressam no ensino superior. “São mudanças em várias esferas: pessoal, emocional, acadêmica, social e espiritual. Na universidade muda o nosso olhar, muda a nossa tolerância, muda a nossa forma de lidar com as diferenças. A forma de estudo é diferente, em muitos casos é preciso de um período de adaptação e a nossa universidade está pronta para ajudar”.

Fernanda é caloura do curso de Direito (Foto: Dionatam Fonseca)

Da cidade de Coronel Fabriciano, a 117 km da UFJF-GV, a caloura Fernanda Silva Martins, de 18 anos, ingressou no curso de Direito da através do PISM e não esconde a ansiedade com o início desta nova fase. “Eu fiz muitas pesquisas antes de optar pela UFJF-GV. Estou com a expectativa muito alta não só por estudar aqui em uma universidade de qualidade, mas também porque vou morar em outra cidade. Será tudo novo”, explicou a caloura.

O paratleta Victor é calouro do curso de Educação Física (Foto: Dionatam Fonseca)

Dentre os calouros, a UFJF-GV teve o privilégio de receber pela primeira vez uma pessoa assistida pela APAE de Governador Valadares.

Aos 20 anos, Victor Coelho Barbosa, calouro de Educação Física, é paratleta e vê na UFJF-GV a oportunidade de ajudar outras pessoas com deficiência. “Eu sempre quis ajudar as pessoas com deficiência através do esporte. Isso me ajudou muito e agora eu quero ter a oportunidade de ajudar outras pessoas”, afirmou o atleta com transtorno do Espectro Autista (TEA) e Deficiência Intelectual (DI). Victor corre nas modalidades de 1500 metros e 400 metros no atletismo. No último final de semana, Victor ficou em quinto lugar na prova de 1500 metros dos Jogos do Interior de Minas Gerais Paradesporto (JimiP).

Confira as fotos do acolhimento aos calouros clicando aqui.