O Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGeo) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) obteve aprovação para o curso de doutorado. O resultado foi divulgado pela Capes no último mês, coroando um trabalho de anos em busca de consolidação do programa, que já possui conceito 5. Este é o terceiro doutorado da UFJF aprovado no ano; veja os demais.

O PPGeo continuará com a área de concentração “Dinâmicas Espaciais”, estruturada a partir de duas linhas de pesquisa: “Dinâmicas socioespaciais” e “Dinâmicas socioambientais”. Segundo o coordenador, professor Altair Sancho Pivoto, a previsão é que a primeira turma ingresse em 2025, sendo oferecidas entre 15 e 20 vagas, mas ainda não há data definida para o lançamento do edital.

Um primeiro pedido de abertura do curso já havia sido feito há alguns anos, sem sucesso, e então o programa passou por um amplo processo de reorganização. De acordo com Pivoto, as mudanças envolveram ajustes na área de concentração, linhas de pesquisa, projetos de investigação e na proposta curricular; incremento da produção docente e de projetos de pesquisa com financiamento; fortalecimento de redes de pesquisa nacionais e até internacionais; desenvolvimento de ações afirmativas; além de maior visibilidade do programa.

Para o coordenador, professor Altair Sancho, conquista é resultado de muita dedicação, seriedade e compromisso com a pesquisa, ensino e extensão e, certamente, será um grande estímulo para continuarmos com o nosso papel na formação de profissionais com qualidade e excelência

Para a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UFJF Priscila Faria, o novo curso de doutorado vem atender a uma grande demanda reprimida na área. É o que também sinaliza o coordenador: “sua importância para a formação de pesquisadores se expressa, por exemplo, na capacidade de atração de um número significativo de candidatos, vindos de outras sub-regiões vizinhas, como o Vale do Paraíba, Campo das Vertentes, sul e norte de Minas Gerais, além de candidatos e candidatas de outros estados”. 

Qualificação profissional

Desde o início das atividades do mestrado em 2011, o PPGeo tem desempenhado um papel estratégico no atendimento das necessidades nacionais e regionais de formação de recursos humanos de alto nível em geografia e áreas afins. Até 2023, o Programa qualificou 182 profissionais, que atuam em diferentes campos, como ensino (fundamental, médio, tecnológico e superior), consultoria, assessoramento e gestão em órgãos públicos e privados, entre outros. 

Outras informações:

Programa de Pós-Graduação em Geografia

Instagram @ppgeo.ufjf