A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) lançou, nesta sexta-feira, 1º, o edital do Programa de Intercâmbio da Graduação (Piigrad) 2025. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 19 de novembro pelo Siga. São 72 instituições em 16 países com 158 vagas. A Diretoria de Relações Internacionais também lançou dois e-books com relatos de intercambistas, que compartilharam as experiências de estudar no exterior.
Podem participar estudantes da UFJF regularmente matriculados e frequentes em cursos de graduação, que tenham, pelo menos, 20% da carga horária de seu curso concluído e Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) igual ou superior a 60. Além disso, devem preencher todos os requisitos específicos exigidos pela instituição estrangeira ou programa que deseja se candidatar, observando os demais critérios do edital.
É exigido, ainda, certificado de proficiência no nível B1 em Inglês, Francês, Espanhol, Italiano ou Alemão, exceto para candidatos que escolherem Portugal como destino. Algumas instituições, no entanto, exigem nível superior a B1, por isso, é importante verificar o edital.
A seleção é feita em duas etapas: a primeira etapa, de caráter eliminatório e classificatório, com valor de até 100 pontos, constitui-se de análise do rendimento acadêmico e apresentação da proficiência em língua estrangeira conforme exigida neste edital. A segunda etapa, de responsabilidade das instituições estrangeiras conveniadas, consiste na aceitação ou não, por parte destas, da nomeação e/ou da candidatura dos estudantes da UFJF aprovados e classificados na etapa anterior.
O resultado geral da seleção será lançado em 29 de novembro. E o resultado final da primeira etapa, finalizados os prazos de recurso, no dia 10 de dezembro. A nomeação das candidaturas (segunda etapa de seleção) acontece seguindo o calendário das instituições parceiras.
O período de intercâmbio pode ter duração de até dois períodos letivos, com início previsto entre julho e outubro de 2025, de acordo com a instituição estrangeira. O edital não prevê a concessão de bolsas, o estudante interessado poderá buscar essa opção na instituição parceira escolhida. No entanto, se em 2025 houver disponibilidade orçamentária da UFJF, será feita uma chamada pública referente a uma eventual quota de bolsas de intercâmbio, respeitando o resultado geral do edital.
Outras informações: https://www2.ufjf.br/internationaloffice/