Neste sábado, 19, o Instituto de Ciências Exatas (ICE) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) será um dos locais de aplicação das provas da segunda fase da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). O professor Sandro Mazorche, do Departamento de Matemática da UFJF, é o responsável pela coordenação da região Obmep-MG05, que abrange 147 centros de aplicação e cerca de dez mil estudantes em Minas Gerais.

Mazorche enfatiza a importância da olimpíada não apenas para o estímulo aos alunos, mas também para o aprimoramento do ensino nas escolas públicas. “A OBMEP é um programa nacional consolidado. Essa iniciativa de identificar jovens talentos não só incentiva os alunos a ingressarem no ensino superior, mas também incentiva o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a valorização da profissão.”

Da esquerda para a direita: os professores Joana Darc Antônia Santos da Cruz, Reinaldo Braz Batista, Beatriz Casulari Ribeiro, Flaviana Andreia Ribeiro, as bolsistas Isabela e Letícia, e o professor Sandro Rodrigues Mazorche. Todos são docentes do Departamento de Matemática do ICE, e as estudantes fazem parte da licenciatura em Matemática (Foto: arquivo pessoal)

Além da participação na coordenação regional da Obmep, o Departamento de Matemática também mantém outros projetos voltados para o incentivo do estudo da matemática: “Obmep Mirim”, voltado para alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental I; “Caravana da Matemática”, projeto de divulgação matemática que realiza palestras e atividades em escolas; “Programa de Iniciação Científica Júnior (Pic)”, programa educativo que ocorre durante o ano todo aos sábados e o “Programa de Iniciação Científica e Mestrado (Picme)”, voltado para alunos medalhistas que ingressam na Universidade.

O exame
A prova da Obmep é composta por seis questões discursivas, com duração de três horas – com exceções para pessoas com deficiência. Os alunos devem comparecer aos locais de prova com atenção às orientações. É  necessário apresentar documento de identificação com foto para entrar na sala de aplicação.

Os portões abrem às 13h30, e a prova começa às 14h30. Os materiais permitidos durante a prova são: lápis, borracha, caneta esferográfica azul ou preta e lanches. Já os itens proibidos são manuais, livros, anotações, celulares e outros aparelhos eletrônicos.