Na abertura do evento, a reitora Girlene Alves reflete sobre a importância do Programa (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) celebra os 30 anos de lançamento do Programa Saúde da Família (PSF), com uma programação especial nesta quinta-feira, 17. A abertura tem início às 18h, no Memorial da República Presidente Itamar Franco. O ato solene contará com a presença da reitora da UFJF, Girlene Alves, que discorre sobre a importância dessa estratégia de ampliação de atendimento integral aos brasileiros, capitaneada pelas equipes de Itamar Franco e efetivada em seu último ano à frente da Presidência da República. 

Após a fala da reitora, a programação se estende até o Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm), com uma mesa redonda realizada em parceria com o Núcleo de Assessoria, Treinamentos e Estudos em Saúde (Nates). A mesa será formada pelo secretário de Saúde de Juiz de Fora, Alfeu Gomes, e pelas especialistas Denise Paiva, Maria Teresa Bustamante Teixeira, Josete Masini Sampaio, Lucy Monteiro Mayer e Elizabete Lisbôa Ribeiro. 

Para o supervisor do Memorial, Tarcísio Greggio, celebrar os 30 anos do Programa significa resgatar um marco na promoção da saúde pública e na universalização do Sistema Único de Saúde (SUS). “O PSF não apenas ampliou o acesso à atenção básica, mas continua a inspirar estratégias atuais, focadas na prevenção e no cuidado integral, fundamentais para enfrentar os desafios contemporâneos na saúde”, analisa.

Projeto consistente

Saúde da Família foi criado para promover acesso à mais humanizado à saúde (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

O Programa Saúde da Família (PSF) foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde em 1994, como forma de consolidar um novo e consistente projeto de Atenção Básica dirigido à coletividade. A ideia era a de fazer com que todas as pessoas tivessem um tratamento mais humanizado, a partir do SUS. 

Com o Programa, as famílias se transformaram no principal ponto de uma relevante opção tática. Foram levados em consideração o ambiente social, econômico e cultural em que as pessoas se inseriam, fatores muitas vezes limitantes para o acesso à assistência mais ampla. Para chegar aos quatro cantos do país, foram inseridas ações de promoção, proteção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde integral. 

Programa foi implementado no período de Itamar Franco na Presidência da República (Foto: Alesp)

A gênese do PSF remete ao ano de 1993. Após o impeachment de Fernando Collor de Mello (1992), Itamar Franco reuniu sua equipe para tentar dar forma a um tipo de assistência mais efetivo, a Atenção Básica, que seria a porta de entrada do SUS. A intenção era evitar que uma demanda extraordinariamente crescente no cenário nacional comprometesse atendimentos primários, internamentos e serviços atrelados a tecnologias e medicamentos. 

O então ministro da Saúde, Henrique Santillo, acatou o nome Programa Saúde da Família por sugestão do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), sendo que o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (Pacs), antecessor do PSF, deu os passos iniciais para um potencial integrador de políticas públicas governamentais. 

Em 25 de março de 1994, era promulgada a Portaria nº 692, que regulamentava o PSF, dando suporte ao que viria a ser um novo modelo assistencial, hoje formado por equipes multiprofissionais nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que visam atender indivíduos e famílias de forma integral e dentro dos princípios do SUS.

Confira a programação em 17/10

Abertura com a reitora Girlene Alves da Silva
Local: Saguão do Memorial da República Presidente Itamar Franco
Início: 18h
Fala de abertura: 18h30

O evento terá início às 18h. Antes da fala da reitora, os participantes poderão visitar o Memorial da República Presidente Itamar Franco. Após a fala de abertura, o evento terá continuidade no auditório do Museu de Arte Murilo Mendes (ao lado do Memorial).

Mesa Redonda
Título: Saúde da Família: 30 anos
Local: Auditório do Museu de Arte Murilo Mendes
Início: 19h

Participantes

Denise Paiva (Foto: divulgação)

Denise Paiva
Assistente Social. Foi Assessora de Assuntos Sociais da Presidência da República no Governo Itamar Franco. Coautora do Plano Nacional de Combate à Fome e à Miséria (1993) e coordenadora do Primeiro Conselho de Segurança Alimentar (Consea).

Alfeu Gomes (Foto: divulgação)

Alfeu Gomes
Possui graduação em Enfermagem pela UFJF, especialização em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), especialização em Estomaterapia pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP). Atual Secretário de Saúde de Juiz de Fora.

Josete Masini Sampaio Foto: divulgação)

Josete Masini Sampaio
Graduada em Medicina pela UFJF (1976), obteve especialização em Cardiologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) (1977) e especialização em Medicina da Família pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) (1995). Possui título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Medicina da Família e Comunidade (SBMFC) (2004).

Lucy Monteiro Mayer (Foto: divulgação)

Lucy Monteiro Mayer
Formada em Enfermagem e Obstetrícia pela UFJF. Possui pós-graduações em Planejamento e Administração de Sistemas de Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Enfermagem em Saúde da Família e da Comunidade pela UERJ, e Desenvolvimento de Gestores Públicos do Estado de Minas Gerais, pela Fundação Dom Cabral.

Elizabete Lisbôa Ribeiro (Foto: divulgação)

Elizabete Lisbôa Ribeiro
Formada em Serviço Social pela UFJF (1985). Possui cursos de Especialização em Planejamento e Administração de Sistemas de Saúde, pela ENSP, e Especialização em Serviço Social Aplicado à Saúde, pela UFJF. Atua como Facilitadora em capacitações para equipes de Saúde da Família e equipes de Saúde desde 1999. As ações são realizadas pelo Nates/UFJF.

Maria Teresa Bustamante Teixeira
Médica sanitarista e professora titular do Departamento de Saúde Coletiva da UFJF, coordenadora do Nates/UFJF e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFJF.

O Memorial da República Presidente Itamar Franco fica localizado na Rua Benjamin Constant, 760, Centro. Já o Mamm fica ao lado, na Rua Benjamin Constant, 790.

Outras informações

(32) 2102-3582 – Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm)

(32) 2102-3594 – Memorial da República Presidente Itamar Franco