Atualizada em 10/12/2024 às 10h02.
O ex-ministro da Educação (2003-2004) e ex-senador (2003-2019), Cristovam Buarque, lança, na próxima sexta, 11 de outubro, em Juiz de Fora, seu livro “Jogados ao Mar”. O evento, aberto ao público, acontece a partir das 18h30, no Memorial da República Presidente Itamar Franco.
“Jogados ao Mar” é uma ficção, com elementos de suspense e mistério, que busca refletir sobre os descaminhos da educação e da evasão escolar. Tendo como ponto de partida o desaparecimento de um aluno e a busca por seu paradeiro, a obra acompanha o processo investigativo de um repórter, em conflito com o de um delegado. Além disso, o narrador da história convida os leitores a pensar sobre o futuro que desejam para as próximas gerações e o que querem para nosso país.
Para Tarcísio Greggio, supervisor do Memorial, o lançamento reforça a missão do espaço de promover discussões sobre as políticas públicas brasileiras. “O evento enfatiza a importância histórica e política da educação como pilar para o desenvolvimento democrático, tornando-se uma plataforma para discutir políticas públicas educacionais.”
Greggio também destaca a relação entre o acervo atualmente exposto no Memorial e o livro de Buarque. “O espaço já abriga uma exposição em homenagem ao professor Murílio Hingel, reforçando o diálogo entre a obra e o cenário político-educacional do país. A presença do autor, somada ao ambiente de reflexão proporcionado pelo Memorial, é um convite a uma boa conversa sobre o impacto da educação na construção de uma sociedade mais justa e consciente”.
Vinculado à Pró-Reitoria de Cultura (Procult) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o Memorial, desde o início do ano, já recebeu um público de mais de 2.500 pessoas entre eventos, atividades e visitas de escolas e demais grupos.
O evento é promovido pela empresa Psiquê Criação.
Mais informações
(32) 2102-3582
instagram.com/memorialitamarfranco
facebook.com/memorialitamarfranco
secretaria.memorial@ufjf.br