O programa “Polo Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão sobre o processo de envelhecimento” da Casa Helenira Preta, da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), está com uma nova iniciativa para fomentar o letramento literário entre idosos com pouca ou nenhuma escolaridade. Denominado “Comunidade de Leitura – Encontro com Histórias Brasileiras”, o projeto visa proporcionar acesso à literatura clássica nacional por meio de encontros regulares de leitura.
As inscrições estão abertas até 16 de outubro, e a participação é gratuita. Para se inscrever, os interessados devem comparecer à Casa Helenira Preta (situada à Rua Severino Meireles, 260 – Alto dos Passos). O projeto é voltado para idosos de baixo ou nenhum nível de escolaridade. São oferecidas 20 vagas, e os encontros ocorrerão quinzenalmente, às quartas-feiras, a partir das 9h, com o primeiro encontro marcado para o dia 24 de outubro.
A proposta do projeto é ampliar a bagagem social e as visões de mundo dos participantes, promovendo a apreciação de obras literárias previamente escolhidas em conjunto com o grupo. “De forma alguma a intenção é promover discussões baseadas em conhecimentos acadêmicos prévios, mas sim proporcionar uma ação mais ativa e social de promoção de acesso a livros e seus conteúdos”, explicou Simone Ribeiro, professora do Colégio João XXIII e idealizadora e coordenadora da iniciativa.
Simone enfatiza a relevância da literatura como um veículo de experiências de vida. “Ao conhecer as histórias, os personagens e os contextos da literatura brasileira, os participantes podem extrair valores e formas de encarar diversas situações. A literatura aborda o drama humano e a vida, que são temas de interesse universal. Negar o acesso à literatura é restringir algo que deveria fazer parte da vida de todos”, afirma a professora.
A criação e a manutenção de uma comunidade de leitura, segundo Simone, requer a participação de outros grupos sociais, como familiares e moradores do bairro, visando transformar a leitura em uma experiência social enriquecedora. “Ao nos envolvermos em uma comunidade de leitura, temos a oportunidade de desenvolver repertórios de saberes mais amplos sobre o mundo, a língua e a literatura, além de seus valores e papéis na sociedade”, conclui.
Outras informações: Casa Helenira Rezende/Casa Helenira Preta – (32) 2102-6310