Mais do que um lembrete de autocuidado, o laço cor-de-rosa se tornou um símbolo internacional da campanha Outubro Rosa, focada em aumentar a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer do colo do útero. Esses tipos de câncer estão entre as principais causas de mortalidade entre mulheres, sendo o de mama o mais prevalente em todo o mundo.

No dia 11 de outubro, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove uma ação intitulada “Pela Saúde de Todas: ação educativa para as trabalhadoras da Universidade”, que tem o objetivo de conscientizar sobre a importância da prevenção do câncer de mama e de colo do útero, bem como de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

As atividades têm início às 14h, na Faculdade de Enfermagem. Podem participar mulheres que trabalham na Instituição, servidoras e terceirizadas. Na primeira parte, será feita uma ação educativa voltada ao autocuidado e à saúde da mulher, abordando sobre o rastreamento de câncer de colo de útero e de mama, bem como outras dicas para uma melhor qualidade de vida.

Em seguida, serão realizados, a quem interessar, testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis (IST), como HIV, hepatites e sífilis. Para realizar os testes, é preciso apresentar o cartão do SUS ou CPF, além de documento com foto. Não é necessário estar em jejum.

De acordo com a médica perita da Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-Estar (Cossbe) da UFJF, Karina Meirelles, uma das organizadoras da ação, “cuidar da saúde da mulher é essencial para garantir bem-estar, qualidade de vida e prevenção de doenças que podem ser detectadas e tratadas precocemente”.

Para a diretora da Faculdade de Enfermagem, Angélica Coelho, realizar testes para ISTs regularmente é um ato de amor e autocuidado (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Complementando essa perspectiva de autocuidado, a enfermeira da Cossbe, Quéren Carvalho, considera que o mundo moderno traz ainda mais desafios para as mulheres que muitas vezes atuam em triplas, quádruplas jornadas e tantas outras funções.  “O Outubro Rosa é um importante lembrete para isso, mas devemos reforçar que este cuidado deve existir ao longo do ano inteiro, pois essas doenças são, em geral, silenciosas e só se manifestam quando já temos um quadro clínico agravado, infelizmente”, alerta.

A iniciativa é uma parceria entre a Cossbe, vinculada à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe), a Faculdade de Enfermagem da UFJF e a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro São Pedro, que irá ceder os testes rápidos. Para a diretora da Faculdade de Enfermagem, Angélica Coelho, os testes são importantes para contribuir para a detecção precoce das ISTs, tendo em vista que muitas delas podem não apresentar sintomas, especialmente em seus estágios iniciais.

“Realizar testes para ISTs regularmente é um ato de amor e autocuidado, que promove a própria saúde sexual, e ajuda a proteger a sua própria saúde e a de parceiros”, destaca, tendo em vista que, além do tratamento adequado, a detecção precoce auxilia na saúde reprodutiva, evitando comprometimento da fertilidade.