Alex Gil é educador e intérprete de Libras. (Imagem: arquivo pessoal)

Materiais educacionais em Libras e profissionais mais capacitados. Quando o assunto é a educação financeira para surdos, essas são as principais carências. É o que indica uma pesquisa conduzida pelo estudante de Ciências Contábeis do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares, Alex Gil de Souza, e que integra o seu trabalho de conclusão de curso apresentado na última terça-feira, 1º.

Educador e há cerca de seis anos atuando como intérprete da língua brasileira de sinais, Alex acompanha de perto as dificuldades que a comunidade surda enfrenta para entender conceitos básicos sobre finanças, o que o motivou a buscar soluções. E o estudo, realizado em uma instituição de Governador Valadares, representa um passo importante nessa direção.

Alex Gil ao lado dos integrantes da banca, Anderson Reis e Laura Brandão, e da orientadora Marinette Fraga. (Imagem: arquivo pessoal)

Para a professora do Departamento de Ciências Contábeis e orientadora do trabalho, Marinette Santos Fraga, o conhecimento sobre o tema é um “fator de inclusão social” que pode ser aperfeiçoado pelo estudo. “É um ponto de partida para uma proposta empírica de melhoria nos materiais didáticos da educação financeira advindos do governo. O diagnóstico da pesquisa possibilita informações que possam ser apuradas em outras localidades. Também evidencia a necessidade de reforçar as políticas públicas para a inclusão do público estudado”, explica.

Outro aspecto positivo do trabalho, segundo a docente, é demonstrar que os estudantes do curso “possuem uma formação que se insere no âmbito da responsabilidade social e no respeito à diversidade, atendendo às diretrizes curriculares do Conselho Federal de Contabilidade”. E é justamente esse direcionamento dos conhecimentos acerca das ciências contábeis para um público que necessita de adequações que torna a pesquisa “um diferencial para o curso”, pontua Marinette.

Entre o público que prestigiou a apresentação do trabalho estavam amigos surdos de Alex. (Imagem: arquivo pessoal

Alex sabe da importância do seu trabalho para uma maior autonomia da comunidade surda, tanto que pretende continuar pesquisando e se dedicar profissionalmente ao tema. “Ainda há muito a fazer para melhorar a inclusão financeira dos surdos. Estou pensando em novos projetos e parcerias para criar mais recursos educacionais em Libras sobre finanças. Espero que meu estudo ajude a aumentar a consciência sobre a importância de uma educação financeira acessível. Quem sabe, isso possa inspirar mais iniciativas e influenciar políticas públicas para melhorar a vida dos surdos em Governador Valadares e em outras regiões”.