Daniela Corrêa deve permanecer na presidência até abril de 2025. (Imagem: arquivo pessoal)

A professora Daniela Corrêa Ferreira, do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), é a nova presidente do Conselho Regional de Nutrição da 9ª Região (CRN-9). A eleição aconteceu na última quarta-feira, 25. Com sede em Belo Horizonte, a entidade representa os nutricionistas e técnicos de nutrição e dietética de Minas Gerais.

No CRN-9 desde 2020, a docente já atuou como conselheira, coordenadora da comissão de formação profissional e da câmara técnica de nutrição clínica e também como tesoureira, além de uma experiência, por cerca de dois meses, como presidente interina. Agora, de forma definitiva no cargo, Daniela tem uma série de atribuições, todas elas focadas nos principais objetivos do conselho: normatizar, orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão no estado.

O coordenador do curso de Nutrição, Fernando Eustáquio, destaca o papel de Daniela na aproximação entre conselho e universidade. (Imagem: arquivo)

Para Daniela, chegar à presidência é um “marco na carreira”, que já soma 22 anos. E para o curso de Nutrição do campus, onde leciona, a principal contribuição do cargo é “motivar os estudantes a participarem e estarem atentos a diversas demandas que impactam diretamente a atuação profissional” dos nutricionistas. E essa motivação tem dado certo, já que discentes da UFJF-GV têm participado da construção de materiais como uma cartilha dedicada a prevenir o exercício ilegal da profissão.

O coordenador do curso de Nutrição do campus, Fernando Eustáquio de Matos Júnior, está certo de que a professora “continuará desempenhando um trabalho de muita competência e dedicação”, a exemplo do que fez quando esteve à frente da Comissão de Formação Profissional do CRN-9, que aproximou conselho e universidade. “Essa aproximação era um anseio de muitos coordenadores de curso, que entendem que o conselho pode contribuir na formação dos estudantes, especialmente no que se refere às orientações sobre a finalidade, funcionamento e ações desenvolvidas pela entidade”, destaca Fernando.

Para a chefe do Departamento de Nutrição, Clarice Lima, a questão pedagógica é beneficiada pela eleição de Daniela Corrêa. (Imagem: arquivo)

O estreitamento da relação entre o CRN-9 e a UFJF-GV também é enfatizado pela chefe do Departamento de Nutrição, Clarice Lima Álvares da Silva. “Para além desta importante representação, a relação mais próxima entre os professores e nutricionistas do departamento com o Conselho Regional de Nutricionistas vem trazendo grandes benefícios para a articulação pedagógica de formação de novos profissionais, pautada na ética e no compromisso social”, comemora.

Daniela deve permanecer no cargo até 15 de abril de 2025. O CRN de Minas Gerais é o quarto conselho regional da profissão com maior número de inscritos, sendo responsável por representar 19.800 nutricionistas e 1.285 técnicos de nutrição e dietética.