Por ocasião da comemoração do Dia Internacional da Não-Violência celebrado nesta quarta-feira, 2 de outubro, o Núcleo de Mediação do Departamento de Direito do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) promove o evento de extensão “A cultura da não violência e a gestão de conflitos”.

A atividade busca discutir os métodos autocompositivos de solução de disputas. De acordo com os organizadores, o conhecimento sobre os métodos consensuais de solução de conflitos é muito útil para professores, alunos, servidores, vinculados ou não ao curso de Direito. “No âmbito jurisdicional cada vez mais tem se fomentado a adoção de um sistema multiportas de solução de disputas, no qual os métodos consensuais tem se destacado pelos profícuos resultados. Essa experiência exitosa no âmbito jurisdicional tem embalado a produção legislativa do país e a construção de políticas públicas valorizando a autonomia e o empoderamento na solução dos conflitos”, explicaram os professores Eder Marques de Azevedo e Alisson Silva Martin, respectivamente, coordenador e colaborador do Núcleo de Mediação.

O evento contará com duas palestras. No período da manhã, entre 11h e 12h, a juíza Adriana Golulart de Sena Orsini abordará a importância dos métodos consensuais de solução de disputas no ambiente jurisdicional, partilhando com os presentes perspectivas teóricas e práticas sobre o tema.

Já no período da tarde, entre 14h e 17h, o professor pesquisador Lucas Jerônimo Ribeiro Silva promoverá oficinas sobre Comunicação Não Violenta na gestão de conflitos.

O evento será realizado na sala 409 da Unidade Centro, localizada à Avenida Dr. Raimundo Monteiro de Rezende, 330, Centro.