Formaram mais de 60 alunos dos cursos de saúde da UFJF (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Nesta segunda-feira, 30, cerca de 60 alunos dos cursos de Odontologia, Enfermagem, Fisioterapia e Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) colaram grau em uma cerimônia marcada pela emoção e o compromisso com a saúde pública, realizada no Cine-Theatro Central.

Vice-reitor, Telmo Ronzani, ressaltou a importância do SUS (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

A solenidade foi a primeira colação de grau sob a nova gestão (2024-2028) e contou com a presença do vice-reitor Telmo Ronzani. Em seu discurso, ele destacou o compromisso da Universidade em se tornar uma instituição mais inclusiva, socialmente referenciada e democrática. Ronzani também ressaltou a importância do cuidado no exercício das profissões de saúde e a relevância do Sistema Único de Saúde (SUS) na promoção da justiça social.

“Nesta noite, tenho a honra de representar nossa magnífica reitora, a professora Girlene Alves. Este evento tem um significado muito especial para nós, por ser a primeira colação de grau desta nova gestão que se inicia. Parabéns a todos. E lembrem-se: como novos profissionais de saúde, é através da defesa do SUS que conseguiremos promover, especialmente na área da saúde, a justiça social e a redução das desigualdades em nosso país. Nunca esqueçam que o cuidado com o outro e com a coletividade é nosso maior imperativo ético”, enfatizou.

Confira as fotos da cerimônia

Trajetórias de superação e sonhos realizados

Giovanna Machado descubriu a no fim do curso (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Grávida de cinco meses, a recém-formada em Enfermagem, Giovanna Machado, compartilhou como foi conciliar a gestação com os desafios da graduação e suas expectativas para o futuro. “Eu quero apresentar meu filho para a UFJF, para que um dia ele se forme aqui também. Durante a graduação eu enfrentei dificuldades como a pandemia, inclusive atuei nas campanhas de vacinação que a Universidade promoveu e me sinto muito grata por encerrar esse ciclo hoje. Acredito que eu vou ser uma profissional em constante aprendizado, tanto com meus pacientes quanto com outros profissionais.”

Maria Cecília (mãe) e Ana Beatriz (filha) estudaram na mesma instituição (Foto: Vitória/UFJF)

Ana Beatriz Ambrósio, formanda de Odontologia, celebrou sua conquista, mencionando sua trajetória como estudante de escola pública e beneficiária do sistema de cotas. Ela também se inspirou na mãe, formada pela UFJF em Ciências Biológicas. “Passei com cota, com muito orgulho. Minha maior dificuldade foram os custos do curso, mas deu tudo certo. Minha mãe sempre foi minha inspiração, e poder seguir seus passos é uma vitória para mim”, declarou.

A mãe de Ana Beatriz, Maria Cecília Ambrósio, se emocionou com a conquista da filha. Ela também destacou a importância do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) como forma de ingresso na Universidade e também da política de cotas adotada. “Eu fico muito feliz, porque o nosso sonho era que ela se formasse na UFJF, ainda mais no curso que ela queria desde o ensino médio. Ela conquistou uma vaga através do Pism, que é uma ótima oportunidade para os estudantes, assim como a cota para estudantes de escolas públicas, que era o caso dela.”

Bianca Francisco destacou a importância do ensino, pesquisa e extensão durante a sua graduação (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Já Bianca Francisco, formada em Fisioterapia, valorizou a formação acadêmica oferecida pela Universidade, ressaltando a importância do ensino, pesquisa e extensão na sua jornada. “Vou ser uma profissional que busca sempre me aperfeiçoar. A UFJF me proporcionou muitas experiências que me ajudaram a crescer profissionalmente, e por isso vou ser uma fisioterapeuta realizada e apaixonada pela profissão”, afirmou.

Rafael Batitucci destacou a abordagem humanística do curso de Medicina (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

O recém formado em Medicina, Rafael Batitucci, falou sobre sua paixão pelo curso e a formação que recebeu. Ele destacou a abordagem humanística do curso e o impacto da instituição em sua visão sobre o cuidado com os pacientes. “A UFJF teve um papel primordial na minha formação. Desde o primeiro momento que a gente pisa na Universidade nós aprendemos a entender as pessoas como um todo, compreender os problemas, físicos e sociais que elas enfrentam.”

Próximas cerimônias 

As próximas cerimônias de Colação de Grau acontecem nos dias 23 de outubro, 11 e 12 de novembro no campus de Juiz de Fora, e no dia 5 de novembro no campus de Governador Valadares. Outras informações sobre essas cerimônias, como prazos de entrega de convites, atendimento especial e reuniões de organização, serão divulgadas em breve.

Outras informações: (32) 2102-3966 – Equipe de Cerimonial. 

cerimonial@ufjf.br