O prazo de inscrição para o Clube de Leitura e Escrita da Editora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi estendido e, agora, vai até o dia 13 de outubro. Os interessados devem enviar um e-mail para oficinas.editoraufjf@gmail.com contendo nome completo, escolaridade e número de telefone (Whatsapp). Qualquer pessoa que aprecie leitura e goste de escrever pode participar. É recomendado ter completado ou estar cursando, pelo menos, o Ensino Médio para melhor acompanhamento das discussões.

A nova edição do Clube debaterá sobre o romance “A Rainha dos Cárceres da Grécia” do escritor Osman Lins, que completaria 100 anos de idade em 2024. Serão quatro sessões remotas pelo Google Meet, sempre aos sábados, previstas para 19 de outubro, 9 de novembro e 7 de dezembro de 2024, e a última em 1º de fevereiro de 2025.

O Clube de Leitura e Escrita será conduzido pela integrante da equipe da Editora Mayara Moratori Peixoto, que é doutoranda em Letras pela UFJF e estudou especificamente este livro de Osman Lins em seu mestrado em Estudos Literários.

A inscrição realizada já vale também para participar da Oficina Avançada de Criação Literária, desde que a pessoa obtenha no mínimo 75% de frequência nos encontros on-line do Clube. Por sua vez, a Oficina acontecerá em dois encontros durante o mês de fevereiro de 2025 com dias e horários ainda a serem confirmados.

Sobre a obra e o autor

Osman Lins foi um escritor pernambucano de grande destaque na década de 1970. O autor é reconhecido por conta de seus projetos de grande sofisticação, com uma abordagem bastante experimental quanto aos estilos de linguagem empregados em suas obras. O livro “A Rainha dos Cárceres da Grécia” é um romance publicado em 1976, sendo o último livro publicado por Osman Lins em vida.

A trama acontece em torno da história de um professor secundário de biologia que encontra uma espécie de diário-ensaio a respeito do romance que a sua amiga/amante, Julia Marquezim Enone, havia escrito poucos anos antes de sua trágica morte. A obra traz uma imensa quantidade de personagens e acontecimentos carregados de simbolismos. A partir disso, o professor entra em uma busca por entender melhor a si mesmo, dentro e fora do romance de Julia.

O clube e as oficinas da Editora

O Clube de Leitura e Escrita é mais uma das iniciativas de extensão da Editora para reunir interessados em produção literária. Nathalie Reis Itaboraí, editora de publicações e coordenadora dos projetos de extensão, afirma que a ideia surgiu durante a pandemia diante do contexto negativo do período, para ampliar as perspectivas de criação de jovens.  A primeira proposta foi a criação da Oficina de Escrita e Produção de Livros, em setembro de 2022. Nela, são apresentadas noções gerais dos caminhos para se publicar um livro, partindo da escrita até a organização dos originais para envio a uma editora ou para a autopublicação de forma independente. Além de vivências de escrita de alguns dos principais gêneros, como poesia, contos e crônicas, são apresentadas noções de design, direitos autorais e estratégias de divulgação.

“No projeto, agregamos na equipe alunos das áreas de conhecimento relacionados às profissões do livro, que são Letras, Design e Jornalismo. Temos sempre alunos de graduação e pós-graduação muito motivados que ministram as aulas das oficinas muito bem! É uma oportunidade de aprendizado e troca interdisciplinar muito rica, e o público que participa também tem dado um feedback muito bom, em especial porque estamos formando uma comunidade de pessoas que se identificam com a escrita e a leitura de literatura”, enalteceu Nathalie Itaboraí.

Já com o Clube, que está na sua quarta edição, a ideia é ler bons autores de forma compartilhada, possibilitando aos participantes o debate sobre a construção de obras literárias e estratégias de escrita. Por isso, o Clube serve de primeiro passo para participação na Oficina Avançada de Criação Literária, destinada aqueles que desejam fazer um mergulho a partir de autores mais sofisticados.