O objetivo da iniciativa é consolidar espaços de educação intercultural e decolonizar o pensamento acadêmico. (Imagem: Sebastião Jr)

Estão abertas as inscrições para o Encontro de Saberes do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV). A iniciativa funciona como disciplina eletiva e curso de extensão e tem o objetivo de consolidar espaços de educação intercultural e decolonizar o pensamento acadêmico. Podem participar estudantes de todos os dez cursos de graduação e membros da comunidade externa, mas os prazos e procedimentos para se inscrever são diferentes para cada um desses dois públicos.

Disciplina eletiva para a graduação

Os estudantes de Farmácia, Medicina e Nutrição, que iniciaram o período 2024/1 nesta segunda-feira, 23, devem solicitar a matrícula na disciplina eletiva Encontro de Saberes (CBV026) pelo Serviço de Atendimento Unificado (SAU) ou diretamente à coordenação do curso no período de ajustes de matrícula, que termina nesta quarta-feira, 25.

Já para os estudantes de Administração, Economia, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física e Fisioterapia que iniciam o período letivo 2024/3 em 4 de novembro próximo, a matrícula na disciplina eletiva é pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga) no período de 15 a 17, 22 a 24 e 30 a 31 de outubro. Caso haja vagas ociosas, a matrícula precisa ser solicitada à coordenação do curso durante o período de ajustes de matrícula, que se encerra em 8 de novembro.

Como disciplina eletiva, o Encontro de Saberes oferece 40 vagas, distribuídas entre os cursos de graduação do campus.

Curso de extensão para a comunidade externa

Além da oportunidade para os estudantes, o Encontro de Saberes ainda disponibiliza 20 vagas para a comunidade externa, com prioridade para professores da rede pública municipal e estadual, estudantes indígenas, pretos e pardos de outras instituições de ensino. Só que nesse caso, a atividade será certificada como curso de extensão, com carga total de 30 horas.

Para efetuar a inscrição no curso de extensão, os candidatos devem encaminhar e-mail com uma carta de apresentação explicando as motivações em participar da atividade, até 4 de novembro próximo, para o seguinte endereço: nago.ufjf.gv@gmail.com. O título da mensagem deve ser “Solicitação de inscrição no Encontro de Saberes – Nome”.

Sobre o Encontro de Saberes

Idealizado e organizado pelo Núcleo de Agroecologia (Nagô) e o Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH), ambos programas de extensão do campus, o Encontro de Saberes foi instituído em agosto de 2023 e conta com aulas teóricas e atividades de campo, como o intercâmbio em comunidades tradicionais da região. Os conteúdos são ministrados por mestres indígenas, quilombolas, camponeses, assentados de reforma agrária e ribeirinhos da região do Médio Rio Doce.

Também integram a organização o Movimento dos Pequenos Agricultores, o Centro Agroecológico Tamanduá, Cooperativa Regional de Economia Solidaria, da Agricultura Familiar e Agroecologica (Cresafa) e Instituto Shirley Djukurnã Krenak. Apoiam a iniciativa a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Esta edição do Encontro de Saberes começa em 8 de novembro próximo e termina em 24 de janeiro de 2025.