Ambiente de trabalho deve ser local de confiança mútua, defende professora Edelvais Keller, da Psicologia (Foto: Canva)

O ambiente de trabalho pode ser fonte significativa de prazer como também de estresse, o qual contribui para o adoecimento mental. Conforme a professora Edelvais Keller, do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), há que se reinventar um modo de gestão que seja preocupado com a saúde mental, com a qualidade de vida no trabalho e com as relações interpessoais harmoniosas, de respeito e de regaste da confiança mútua, que são fundamentais para reduzir o risco de suicídio. 

Espaços para escuta são fundamentais para gestão humanizada, afirma professora Edelvais Keller (Foto: Arquivo pessoal)

“É isso que nos torna felizes no trabalho; você, enquanto trabalhador, poder contar com a sua equipe, com os seus colegas e com o seu chefe”, afirma a especialista com relação à humanização nas relações profissionais.

Para incentivar essa abordagem, é preciso criar mais espaços de escuta, nos quais as pessoas possam se conhecer melhor, se abrirem a respeito do que estão percebendo e falarem do próprio emprego. 

“O trabalho é central na vida de um adulto.” Para a docente, o assédio moral também faz parte do rol de fatores de adoecimento. Para minimizar os riscos de sofrimento psíquico, Edelvais sublinha a importância do preparo daqueles que ocupam cargos de chefia. “Gestores devem aprender a lidar com pessoas e negociar metas, não ameaçar”, alerta. 

Programa Pró-Vida

UFJF oferece dois horários para prática de yoga a seus trabalhadores (Foto: Irina L/Pixabay)

Uma das iniciativas da Coordenação de Saúde e Bem-Estar da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Cossbe/Progepe) voltada à saúde mental no ambiente laboral é o Programa para Qualidade de Vida no Trabalho, intitulado Pró-Vida. Conheça projetos que integram o programa, destinado a profissionais da UFJF:  

Atenção à Saúde Mental
Acolhimento aos servidores que apresentam sofrimento mental, relacionado ou não ao trabalho. Por meio da escuta psicológica e/ou psicossocial, são pensadas, junto ao servidor, estratégias de encaminhamentos para intervenções individuais ou coletivas, de acordo com as situações apresentadas. 

Como participar? Os servidores são encaminhados para a ação por meio do Serviço de Perícia Médica Oficial do Siass ou podem solicitar o atendimento pelo e-mail siass@ufjf.br.

Yoga e Saúde
As práticas de yoga promovem bem-estar físico e mental, por meio de interações entre corpo e mente. Durante as aulas, são realizados exercícios articulares, respiratórios, de concentração, relaxamento e de alongamento. 

Como participar? Inscrições pelo e-mail saudedotrabalhador.ufjf@gmail.com

As atividades acontecem às segundas-feiras, das 7h30 às 8h30 ou das 9h às 10h, na Faculdade de Educação Física e Desportos.

Sangha
Ao ofertar uma pausa nas demandas do dia a dia e promover um tempo-espaço para meditação em grupo, os encontros deste projeto são voltados para as pessoas que já possuem alguma experiência meditativa ou tenham interesse em iniciar nessa prática holística.

Como participar? Inscrições pelo e-mail saudedotrabalhador.ufjf@gmail.com

As atividades acontecem às segundas-feiras, das 8h30 às 9h, na Faculdade de Educação Física e Desportos.

Outras informações
Cooordenação de Saúde e Bem-Estar (Cossbe)
siass@ufjf.br
(32) 2102-3815

Siga a UFJF nas redes sociais
Instagram: ufjf
Youtube: TVUFJF
Facebook: ufjfoficial
Bluesky: ufjfoficial
Spotify: ufjfoficial
Tik Tok: ufjf_oficial