Alunos ingressantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano de 2023, podem participar do Prêmio Talento Universitário 2024. A premiação da Capes está em sua 4° edição e busca reconhecer o desempenho dos estudantes de graduação que se destacam pelo desenvolvimento de suas competências cognitivas.

Para participar, o aluno deve ser brasileiro e precisa estar devidamente matriculado em curso de graduação (tendo ingressado em 2024), na modalidade presencial ou a distância, em instituição de educação superior pública, privada ou militar. Além disso, esse aluno deve estar em dia com a Capes, com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) ou quaisquer outras agências ou instituições de fomento à pesquisa.

O concurso acontece por meio da realização de uma prova que será aplicada no dia 1° de dezembro com início às 14h30 (horário de Brasília). Já as inscrições vão até o dia 1° de novembro e devem ser feitas pelo site do Prêmio Capes Talento Universitário. Os mil primeiros colocados, dentre eles 50 pessoas com deficiência, serão premiados com R$5 mil. Há um limite de até 24 mil inscritos, assim, estarão aptos a participar do Prêmio os primeiros a se inscreverem. A divulgação do resultado será no dia 31 de janeiro de 2025.

A aplicação da prova acontece em 61 cidades e terá duração de quatro horas em um formato de 80 questões de múltipla escolha sobre tópicos de conhecimento geral. As perguntas serão respondidas em computadores disponibilizados em locais ainda a serem definidos pelo Capes. O Prêmio Talento Universitário também tem a finalidade de subsidiar estudos e pesquisas quantitativas e qualitativas, além de incentivar a formação de alunos que tenham se matriculado no ensino superior no ano de 2024.

A abertura dos portões para a realização da prova acontece às 13h e o fechamento às 14h (horário de Brasília). Para outras informações, confira os editais da premiação ou entre em contato com a organização do evento através do e-mail talentouniversitario@capes.gov.br.