UFJF bateu recorde de inscritos no Pism e no Vestibular de Música pelo segundo ano consecutivo (Arte: Gian Rezende/UFJF)

O Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2025 e o Vestibular de Música da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) atingiram, pelo segundo ano consecutivo, um novo recorde de inscrições, totalizando 47.899 candidatos. Desses, 47.838 se inscreveram exclusivamente para o Pism, enquanto 61 candidaturas foram registradas para o Vestibular de Música. Os números representam um aumento de 4.188 inscritos em comparação com a edição anterior, que contou com 43.711 candidatos.

Os dados foram divulgados pela Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese) nesta sexta-feira, 20. O Módulo I continua sendo a etapa com maior número de inscritos, somando 23.985. Já o Módulo II registrou 15.104 inscrições, e o Módulo III, 8.749 candidatos.

Outro dado relevante é o total de candidatos beneficiados com a isenção da taxa de inscrição, que também bateu recorde. Nesta edição, foram recebidos 20.420 pedidos (Pism e Vestibular de Música), dos quais 18.762 foram atendidos. É o maior número de isenções concedidas na história do programa.

A pró-reitora de Graduação, Katiúscia Antunes, reforça que o número crescente de candidatos tem impacto positivo para a Universidade e Juiz de Fora (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Para a pró-reitora de Graduação, Katiuscia Antunes, o aumento do número de inscritos é significativo e demonstra o interesse dos estudantes em cursar uma graduação e escolher a UFJF como instituição de ensino.

“É um número expressivo e mais um recorde histórico para a Universidade Federal de Juiz de Fora. Isso é muito relevante para a instituição, pois evidencia que muitos alunos têm escolhido a UFJF devido à qualidade oferecida não só na graduação, mas também na pós-graduação, na pesquisa, na extensão, na inovação e na cultura. Esse crescimento é uma resposta importante ao trabalho que a Universidade vem desenvolvendo”, comemora Katiuscia.

Além disso, a pró-reitora destaca o impacto positivo para a cidade, já que a maioria dos candidatos realizará as provas em Juiz de Fora. “Esse movimento gera reflexos na economia local, especialmente nos setores de hotelaria, alimentação e lazer. Juiz de Fora é uma cidade acolhedora, com uma qualidade de vida que tem atraído muitas pessoas, o que, consequentemente, reforça o interesse pela UFJF”, avalia.

Agora, os candidatos devem aguardar a emissão do comprovante definitivo de inscrição, que estará disponível na Área do Candidato, das 15h do dia 7 de novembro às 12h do dia 15 de dezembro. O comprovante contém informações sobre o local de prova onde cada candidato realizará o processo seletivo.

O Pism 2025 oferece, ao todo, 2.303 vagas, distribuídas em 76 cursos. Dessas, 1.903 são destinadas ao campus Juiz de Fora, enquanto 400 vagas são reservadas para o campus avançado em Governador Valadares.

As provas do Pism acontecem nos dias 14 e 15 de dezembro em cinco cidades: Juiz de Fora, Governador Valadares e Muriaé, em Minas Gerais, além de Petrópolis e Volta Redonda, no estado do Rio de Janeiro. Confira a quantidade de inscritos por município.

(Arte: Gian Rezende/UFJF)

Vestibular de Música

O Vestibular de Música da UFJF também obteve um novo recorde de inscrições, com um total de 61 candidatos. Entre os inscritos, 20 concorrentes conseguiram a gratuidade da taxa de inscrição.
A seleção acontece com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Além disso, os candidatos ao curso de Música também devem realizar provas de habilidade específica, nos formatos remoto e presencial. Essa avaliação é eliminatória e composta por duas etapas: prática musical e teórica com percepção musical.

Outras informações:

(32) 2102-3738/(32) 2102-3755 – Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese)

Edital completo do Pism 2025

Edital completo do Vestibular de Música 2025

copese@ufjf.br

Siga a UFJF nas redes sociais

Instagram: ufjf

Youtube: TVUFJF