O estudante Patrik Salviano, do curso de Administração do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora, lançou o livro “Nuvens”, neste mês de setembro. A obra traz uma série de poemas sobre sonhos e lembranças da infância.

De acordo com o autor, a ideia do livro foi mostrar que as memórias, sentimentos e pensamentos que surgem em decorrência dos sonhos de criança, também são transformadores. “Um dia me veio a dúvida: o que não será esquecido na eternidade? E logo lembrei das memórias da minha infância, dos sentimentos e pensamentos que vinham através dos sonhos, mas que eu não tinha certeza se de fato aconteceram, pois estavam cheio de Nuvens (de imagens, acontecimentos, emoções que somente a poesia pode descrever no seu realismo mágico)”.

Patrik Salviano e Allan Julio Santos (Foto: arquivo pessoal)

Inicialmente o livro foi escrito para pessoas próximas, porém em razão do incentivo de alguns amigos, Salviano resolveu publicá-lo. Entre os amigos, estão o bibliotecário Allan Julio Santos e o professor Guilherme Saraiva Brandão, ambos servidores da UFJF-GV. “Conheci o Allan através de conversas na biblioteca da universidade sobre a poesia de Carlos Drummond de Andrade. Com a aprovação dos amigos, busquei entender o funcionamento do mercado editorial e lembrei que o professor Guilherme Saraiva tinha uma editora. Fui ao seu encontro e, para a minha surpresa, ele generosamente me convidou a publicar o livro pela Editora Parapente. Como Allan havia gostado muito do livro, perguntei se seria possível que ele escrevesse um prefácio, convite o qual ele aceitou. E dessa forma, o livro foi publicado”, explicou Patrik.

Professor Guilherme Saraiva e Patrik Salviano (Foto: arquivo pessoal)

De acordo com o bibliotecário Allan Julio Santos, foi uma honra escrever o prefácio do livro. “Contribuir para a disseminação da poesia e do poeta Patrik, cujos versos ressoam com profundidade e sensibilidade, é uma alegria que me preenche de gratidão. A poesia consegue tocar almas e corações, e espero que este prefácio sirva como uma ponte para que mais leitores se encontrem nas entrelinhas de suas nuvens poéticas”.

Os interessados podem adquirir a obra no link disponível aqui.