A Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia (LAGG) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza, pela primeira vez, o I Congresso de Geriatria e Gerontologia de Juiz de Fora. O evento ocorrerá nos dias 27 e 28 de setembro no Centro de Convenções da Faculdade de Medicina da UFJF, e terá como foco a atuação multidisciplinar dos profissionais de saúde e áreas afins no cuidado à pessoa idosa.
Promovido em parceria com as Ligas Acadêmicas do Centro Universitário Antônio Carlos (Unipac) e da Faculdade de Gestão, Educação e Saúde (Suprema), o congresso abordará os “5M’s da geriatria”: mente, medicação, mobilidade, “mais importante” e multicomplexidade. As inscrições estão abertas até o dia 27 de setembro, com valores que variam entre R$20,00 e R$50,00, dependendo do perfil do participante. Após o dia 24 de setembro, os valores serão reajustados. Interessados devem se inscrever por meio de formulário eletrônico.
A iniciativa, coordenada pela UFJF, busca fortalecer o estudo e a prática de geriatria e gerontologia, duas áreas convergentes que abordam, respectivamente, o tratamento de condições médicas em idosos e o estudo do envelhecimento. Segundo o professor Giancarlo Lucchetti, coordenador do congresso e professor do departamento de clínica médica UFJF, o evento tem como objetivo integrar diferentes gerações de profissionais da saúde. “O cuidado ao idoso é multidimensional, e tanto a geriatria quanto a gerontologia são áreas interdisciplinares que exigem integração de saberes. O congresso busca justamente fomentar essa interação e aprimorar o atendimento aos idosos”, afirmou Lucchetti.
O evento conta com renomados especialistas, como o Dr. Marco Túlio Gualberto Cintra, presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, e o Dr. Milton Luiz Gorzoni, coautor do “Tratado de Geriatria e Gerontologia”. A programação completa e os convidados podem ser acompanhados pelo Instagram.