A Editora UFJF e o Selo Editorial Serviço Social lançam seis e-books gratuitos, nesta quinta-feira, 19 de setembro, às 19h, no Auditório das Pró-Reitorias. Com olhares críticos sobre temas como trabalho, saúde mental, drogas, desigualdade social e conservadorismo, as obras são de autoria e organização de professores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e outras instituições federais.

Segundo a coordenadora do Selo, Ednéia Alves de Oliveira, o evento de lançamento integra a programação do II Encontro Internacional de Fundamentos, Formação e Trabalho Profissional do Serviço Social e II Seminário Nacional de Fundamentos do Serviço Social.

Os seis e-books estão disponíveis gratuitamente no site da Editora UFJF, ampliando o acesso ao conhecimento e fortalecendo o debate acadêmico sobre questões cruciais para o desenvolvimento de políticas públicas inclusivas e a defesa dos direitos sociais no Brasil.

A política de emprego e renda no Brasil: de Getúlio Vargas a Jair Bolsonaro
Professora da UFJF, Ednéia apresenta uma análise abrangente das políticas de emprego e renda no Brasil ao longo das últimas décadas. O livro, resultado de mais de uma década de pesquisa, examina as transformações legislativas e as pressões internacionais que moldam essas políticas, destacando a superexploração do trabalho e as condições de vida da classe trabalhadora. O e-book ainda destaca a importância da pesquisa acadêmica para a formulação de políticas públicas que combatam a desigualdade social.

Clique aqui para acessar e/ou baixar o e-book.

Humanização em saúde: intencionalidade política e fundamentação teórica
A diretora da Faculdade de Serviço Social da UFJF, Marina Monteiro de Castro e Castro, aprofunda o debate sobre a humanização no sistema de saúde público neste e-book, focando nas políticas internacionais que moldam essa agenda. A autora analisa o papel das instituições financeiras multilaterais, como o FMI e o Banco Mundial, na formulação de políticas de saúde, e ressignifica o movimento de humanização dos anos 1970 e 1980.

A obra também oferece uma análise teórica e crítica da Política Nacional de Humanização, essencial para estudantes e profissionais de saúde que buscam entender os desafios de implementar um sistema de saúde mais inclusivo e eficaz.

Clique aqui para acessar e/ou baixar o e-book.

Pensadores do Brasil: notas introdutórias sobre a interpretação da realidade brasileira
Organizado por Diogo Prado Evangelista e Fernando Gaudereto Lamas, este e-book traz uma coletânea de análises sobre sete importantes intelectuais brasileiros: Caio Prado Júnior, Octávio Ianni, Florestan Fernandes, Leandro Konder, Ruy Mauro Marini, Milton Santos e Carlos Nelson Coutinho.

A obra oferece uma visão abrangente das contribuições desses pensadores para a compreensão de temas como racismo, subdesenvolvimento e classe social no Brasil. A coletânea cobre um período extenso da história intelectual brasileira, com destaque para o desenvolvimento do marxismo e sua adaptação ao contexto nacional.

Clique aqui para acessar e/ou baixar o e-book.

Saúde mental, drogas e interseccionalidades: implicações de gênero, raça, sexualidade, território e políticas públicas no contemporâneo
Sob a organização de Marco José de Oliveira Duarte, Sabrina Pereira Paiva e Elizete Maria Menegat, este e-book aborda questões de gênero, raça e orientação sexual, analisando a violência estrutural e o impacto de políticas públicas nesse cenário. O livro é um chamado à reflexão crítica sobre a necessidade de políticas sociais que considerem a complexidade das interseccionalidades para promover uma sociedade mais justa e equitativa. A obra ainda aborda a violência estrutural e a lógica patriarcal na sociedade brasileira, com ênfase nos índices alarmantes de feminicídios e assassinatos de pessoas LGBTQIAPN+.

Clique aqui para acessar e/ou baixar o e-book.

Serviço Social, política de saúde e conservadorismo – entre retrocessos e resistências
As organizadoras Adriana Ramos, Letícia Batista Silva e Luciana Gonçalves Pereira de Paula investigam os impactos do conservadorismo nas políticas de saúde e no Serviço Social. A coletânea explora temas como a precarização do trabalho, o racismo estrutural e os efeitos da crise do capital na saúde pública – e como esses elementos atravessam os campos da política de Saúde, com foco especial na saúde mental. O livro também destaca as resistências organizadas pela classe trabalhadora e os movimentos sociais contra os retrocessos na área de saúde, enfatizando o papel das conferências de Saúde como espaços de resistência.

Clique aqui para acessar e/ou baixar o e-book.

Serviço Social, questão social e políticas públicas
As pesquisadoras Ednéia Alves de Oliveira e Carina Berta Moljo organizam esta obra, que discute as transformações no mundo do trabalho e nas políticas sociais no contexto do capitalismo contemporâneo. O livro trata da financeirização, flexibilização produtiva e seus impactos sobre os trabalhadores, destacando a relação entre Serviço Social e políticas públicas, com ênfase em saúde mental e racismo estrutural. O prefácio da obra também adianta que ela oferece uma leitura crítica das condições atuais de trabalho e das estratégias de resistência da classe trabalhadora.