A posse também contou com as presenças da reitora Girlene Alves, do vice-reitor, Telmo Ronzani, do pró-reitor adjunto de Gestão de Pessoas Warleson Peres, da primeira secretária da Apes, Joana de Souza Machado, do coordenador geral dos (Sintufejuf), Flávio Sereno, além dos diretores das faculdades e departamentos contemplados (Foto: Alexandre Dornelas)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) empossou nesta terça-feira, 17, cinco novos servidores, sendo três docentes e duas técnico-administrativas em educação (TAEs). Entre os empossados, estão os professores Arthur Barretto de Almeida Costa e Raphaela Borges David Binato, que irão atuar na Faculdade de Direito. Além deles, o professor Filipe Gabriel Ribeiro França, passa a ocupar o cargo de professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Colégio de Aplicação João XXIII.

A assistente em administração Pamela Martins Carvalho, lotada na Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe), e Yasmin Stefany dos Santos, que irá atuar na Faculdade de Enfermagem, também foram empossadas na cerimônia desta terça.

Confira todas as fotos da cerimônia.

A reitora Girlene Alves deu as boas-vindas aos novos servidores e expressou sua gratidão aos servidores por terem escolhido trabalhar na UFJF. Além disso, a reitoria parabenizou as famílias por apoiarem os novos docentes e TAEs na jornada até a chegada à instituição. “Ser servidor público no Brasil não é uma tarefa fácil. Somos uma grande universidade porque somos ousados. Como gestora, nós agradecemos pela escolha que vocês fizeram. Nós esperamos que vocês se dediquem como servidores públicos e que vocês venham somar como servidores, fortalecendo a educação pública. O nosso muito obrigado.”

O pró-reitor adjunto de Gestão de Pessoas (Progepe), Warleson Peres, também deu as boas vindas aos novos servidores. “Sejam agentes transformadores e nós estamos aqui de portas abertas, prontos para acolher vocês.”

Natural de Duque de Caxias, Pamela Martins se vê empolgada para trabalhar na UFJF. Formada em Geografia na própria instituição, a mais nova servidora sempre teve o foco no concurso da Universidade. Agora, ela pretende investir em qualificação para seguir carreira. “Aqui é um lugar de inspiração e de qualidade de vida, além da minha paixão por esse lugar. É uma alegria imensa poder estar de volta aqui. Quero ser a minha melhor versão aqui, até porque eu admiro muito o serviço público. Agora eu quero buscar cada vez mais a minha qualificação para dar um atendimento digno para a sociedade.”

Professor da Educação Básica há dez anos, Filipe Gabriel Ribeiro, tomou posse como docente efetivo no Colégio de Aplicação João XXIII  – ele já havia sido professor substituto na escola em 2005. “Sempre tive um compromisso com a educação pública, gratuita e de qualidade e estou encarando essa posse como uma renovação desse compromisso com a educação pública no João XXIII.”

O mais novo docente da Faculdade de Direito, Arthur Barretto de Almeida, é natural de Ponte Nova (MG), com graduação e mestrado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e doutorado na Universidade de Florença (Itália) e pós-doutorado em Frankfurt (Alemanha). Para ele, sempre foi o desejo de voltar ao Brasil para trazer outros modos de fazer pesquisa. O respeito e admiração pela UFJF fez com que ele escolhesse a instituição para compartilhar seus conhecimentos.

“Estou muito feliz e empolgado para contribuir com esta instituição. Tive o privilégio de me dedicar integralmente à pesquisa e, como servidor, quero ajudar os estudantes a descobrir o mundo. O máximo que a gente pode fazer é isso. Os protagonistas são esses alunos e nós somos esses facilitadores se a gente tiver a humildade de reconhecer isso.”