A Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) abre os portões neste domingo, 22, para uma manhã de atividades físicas e de bem-estar. O “Movimente-se!” faz parte da iniciativa da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em promover ações voltadas para o cuidado com a saúde mental durante o mês de setembro.

Segundo o vice-diretor da Faefid, Daniel Martinez, a prática regular de atividade física é essencial para uma boa saúde mental e, inclusive, pode prevenir algumas condições como o estresse e atuar em conjunto nos tratamentos da ansiedade e da depressão. “Além de melhorar a autoestima, autoimagem e qualidade do sono, também pode diminuir o risco de doenças como Alzheimer. Praticar atividade física seja sozinho ou, principalmente, em grupos pode melhorar a sociabilização.”

A programação no domingo (22) começa às 8h com concentração na pista de Atletismo, seguida de atividades de corrida e caminhada promovidas pelo PET de Educação Física. A partir das 10h, os participantes poderão debater e tirar dúvidas sobre a importância da alimentação na atividade física, em uma conversa mediada pelo grupo da Nutrição. Logo em seguida, às 10h30, a professora Bruna Chaves lidera os presentes em uma atividade de ginástica para todos. “É uma aula dinâmica e divertida. A gente traz vários elementos da ginástica, dança e circo”, adianta a professora.

ding_chen_treina_na_faefid_UFJF2016_foto_Caique_Cahon_UFJF

Faefid possui estrutura de padrão internacional e reúne diversos projetos de prática esportiva (Foto: Caique Cahon)

A ação é uma oportunidade para toda comunidade acadêmica conhecer as instalações da Faefid e os projetos que a unidade oferece. Não é necessário nenhum tipo de habilidade prévia para participar do evento; professores, bolsistas e alunos irão orientar sobre as atividades no próprio local. É recomendado o uso de roupas confortáveis e tênis. A organização do Movimente-se! criou um formulário de inscrição simples para ter uma ideia do perfil do grupo interessado no evento. Inscreva-se aqui!

Ainda de acordo com o professor Daniel Martinez,  o mais importante ao incluir atividade física no dia a dia é a pessoa encontrar aquilo que gosta e realizar a prática com frequência, sempre com orientação de um profissional de Educação Física.

Cuidadosamente

Desde o início do mês de setembro, a UFJF vem realizando bate-papos nas unidades  acadêmicas e administrativas sobre saúde mental. Profissionais das áreas médica, de psicologia e de serviço social vêm mediando as conversas com informações sobre o autocuidado, as  emoções e quais serviços estão disponíveis na Universidade nesta área.

Os próximos encontros acontecerão nos seguintes locais:

Hospital Universitário – Santa Catarina, nesta terça-feira, às 20h;

Colégio de Aplicação João XXIII na quinta, dia 19, às 8h30;

Ágora da Faculdade de Direito, terça, dia 24, às 10h;

Ágora do Jardim Sensorial (Reitoria), quinta, dia 26, às 11h.

As iniciativas surgiram nas reuniões do Grupo de Trabalho sobre Saúde Mental, criado para elaborar uma política institucional dentro deste tema.