Os 25 futuros profissionais foram observar o treinamento dos Tigres de Aço, equipe de basquete em cadeira de rodas de Ipatinga.

Obter informações de atletas, treinadores e gestores sobre o esporte adaptado. Essa foi a principal contribuição de uma visita técnica realizada no último sábado, 14, em Ipatinga, por estudantes dos cursos de Educação Física e Fisioterapia do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV). Os futuros profissionais foram observar o treinamento dos Tigres de Aço, equipe de basquete em cadeira de rodas.

Coordenados pelos docentes Silvana Lopes Nogueira Lahr e Rubian Andrade, ambos do Departamento de Educação Física, os 25 discentes aprenderam sobre os fundamentos, adaptação e regras de uma modalidade esportiva ainda não praticada em Governador Valadares. Toda essa experiência, de acordo com Lahr, “permitiu a quebra de paradigmas e a superação do receio de trabalhar com pessoas com deficiência”.

Os estudantes aprenderam sobre os fundamentos, adaptação e regras da modalidade.

Um dos estudantes a participarem da visita técnica, João Vítor Coessens Antunes Oliveira, do curso de Educação Física, destaca que a ação foi muito importante para a sua formação e futuro profissional. “Poder vivenciar, conversar com os atletas e até mesmo experimentar os equipamentos e o esporte foi muito enriquecedor. Existe uma demanda muito grande na sociedade para esse público e muitas vezes não temos profissionais capacitados para esse trabalho. E é primordial ter eventos como esse ao longo de nossa formação acadêmica”.

A atividade de sábado está vinculada principalmente à educação física adaptada, disciplina do curso na qual os estudantes aprendem sobre os tipos de deficiência e os princípios de acessibilidade e inclusão a partir da adaptação dos esportes para esse público, caso do basquete em cadeira de rodas.

Na avaliação de Lahr, a visita técnica “enriqueceu a formação para a intervenção profissional com a pessoa com deficiência” e contribuiu para “uma atuação profissional embasada em conhecimentos técnicos e científicos, e também humana e inclusiva.”