Cerimônia marcou colação de 40 formandos. (Foto: Dionatam Fonseca)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promoveu nova cerimônia de colação de grau unificada na última quarta (11). A solenidade foi realizada no campus Governador Valadares e marcou o encerramento da jornada acadêmica de cerca de 40 formandos dos cursos de Farmácia e Nutrição. Orgulho pela conquista e boas expectativas para o futuro deram o tom do momento entre os presentes.

Pró-reitora de Graduação, Katiúscia Antunes, durante cerimônia. (Foto: Dante Rodrigues)

Durante a cerimônia, a pró-reitora de Graduação da UFJF, Katiúscia Antunes, comentou o papel da colação de grau como um importante rito de passagem, que marca a formação de profissionais de excelência e reafirma o compromisso da Universidade com a sociedade. “Para a UFJF, a colação é um rito que representa o cumprimento de sua missão, que é ‘formar profissionais de excelência acadêmica e profissional, cidadãos ética e politicamente envolvidos com a sociedade’. A melhor resposta que as universidades públicas podem dar às pessoas que a atacam é a excelência acadêmica; são vocês, que hoje se formam em uma universidade pública, que está entre as melhores do país”.

Emoção marcou encerramento da jornada acadêmica dos formandos. (Foto: Dante Rodrigues)

Em nome da reitora da UFJF, Girlene Alves, Katiúscia reforçou a função da Universidade na formação social dos estudantes: “O compromisso que nós, professores, gestores e TAEs, assumimos cotidianamente com a universidade se reflete na formação, no desenvolvimento da ciência e na produção de um conhecimento socialmente comprometido com o desenvolvimento da sociedade e da melhoria das condições de vida das pessoas. Por isso, continuemos defendendo a universidade pública, gratuita e socialmente referenciada”.

Matheus ao lado das professoras Priscila Sequetto e Clarice Lima. (Foto: Dante Rodrigues)

E a excelência do ensino oferecido na UFJF-GV é ratificada pelos formandos da Instituição. O agora farmacêutico Matheus Viana Costa destacou a sensação de estar bem preparado para o mercado de trabalho. “Foi duro, pegamos pandemia e greve, mas conseguimos chegar. Os professores são super qualificados e nos cobram muito, o que colabora na formação. Os alunos saem preparados pois a formação é puxada, a gente se prepara para muita coisa… e agora estamos aptos a nos adaptar às adversidades. O impacto da UFJF é imenso”, relatou.

Famílias relatam sensação de orgulho e dever cumprido

Bianca ao lado da família durante a colação. (Foto: Dionatam Fonseca)

Mesmo com pouco tempo de duração, a colação foi suficiente para despertar lembranças de muitos anos nos familiares presentes na ocasião: “passa um filme na cabeça da gente”, conta Áurea Santos, mãe da agora nutricionista Bianca Rezende. “Hoje é um dia muito feliz, o dia da formatura da minha filha. Não foi fácil, tivemos muitas lutas, e se não fosse a UFJF nós não teríamos condições de estar nesse momento com ela. Tivemos uma oportunidade através de muito estudo, e agora é muito gratificante estar aqui”.

Natália ao lado dos pais, emocionados pela conquista. (Foto: Gabriella Moura)

Igualmente emocionado, João Ferreira de Oliveira não escondia sua felicidade pela formatura da filha Natália Teixeira, em nutrição. “Estou todo feliz em estar nessa festa maravilhosa. Quero dar os parabéns para ela, eu sou só orgulho hoje. Foi um trabalho muito bem feito”.

E o trabalho foi tão bem-feito que Natália agora comemora por dois motivos: além da formatura, ela agora aguarda o dia de sua posse. A nova egressa da UFJF-GV foi aprovada no concurso público para nutricionista da Prefeitura de Santa Rita de Minas. “Uma alegria formar e já começar a carreira profissional; minha formação foi excelente, me preparou muito bem. Devo começar a trabalhar em novembro deste ano”, comemorou.

Clique aqui e confira todas as fotos da colação.