Coletor do campus Juiz de Fora fica localizado no prédio da Reitoria; equipamentos eletrônicos de pequeno e médio porte podem ser descartados (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) agora conta com dois pontos de coleta seletiva de eletrônicos, localizados no prédio da Reitoria, no campus Juiz de Fora, e na Sede Administrativa do campus Governador Valadares. Esta iniciativa busca incentivar a destinação correta de resíduos eletrônicos, promovendo a sustentabilidade entre a comunidade acadêmica. Os coletores recebem equipamentos eletrônicos de pequeno e médio porte como computadores, monitores, impressoras, celulares, eletrodomésticos, pilhas e baterias. 

A instalação de postos de coleta nos campi amplia o atendimento a toda comunidade acadêmica, além de viabilizar o acesso ao público externo, aumentando significativamente a quantidade de recolhimento dos resíduos eletrônicos. A instalação dos coletores em locais estratégicos e de fácil acesso ao público possibilita a destinação ambientalmente adequada, sem custo, de modo sustentável e seguro.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a UFJF e a empresa Green Eletron – Gestora para Logística Reversa de Equipamentos Eletroeletrônicos, fundada pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee). Periodicamente, a empresa realiza o recolhimento dos equipamentos, pilhas e baterias armazenados nos coletores, e encaminha para empresas de reciclagem de cada tipo de material. 

Para a diretora de Sustentabilidade e Patrimônio da UFJF, professora Rosana Colombara, a ação é um passo importante na contribuição da Universidade para a sociedade, já que a destinação ambientalmente adequada e a reciclagem de materiais são imprescindíveis para estabelecer uma economia circular e, portanto, o desenvolvimento sustentável local.