Foi realizada nesta quinta-feira, 29, a aula inaugural do Mestrado Profissional em Saúde da Família (ProfSaúde) no campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV). Coordenado nacionalmente pela Fiocruz e ofertado em uma rede de Instituições de Ensino Superior em todo Brasil, o curso acontece na modalidade semipresencial, com atividades desenvolvidas em Ambiente Virtual de Aprendizagem e em encontros presenciais.
O evento em Governador Valadares foi marcado por um clima de entusiasmo e expectativas positivas. Os seis mestrandos da primeira turma tiveram a oportunidade de interagir com os membros do corpo docente formado por seis professores e esclarecer dúvidas sobre o programa.
“É uma oportunidade única aqui em Governador Valadares de me capacitar e melhorar o meu desempenho no trabalho, mudar a minha realidade a partir do conhecimento que eu vou adquirir aqui”, afirmou o mestrando Guilherme Rhis, egresso do curso de Medicina da UFJF-GV e que atualmente é médico da família e comunidade na Estratégia de Saúde da Família de Santo Antônio do Pontal, distrito de Governador Valadares.
Para a professora Lélia Cápua Nunes, coordenadora do ProfSaúde na UFJF-GV, o início das aulas do mestrado representa um marco para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde na região, especialmente da atenção primária à saúde. “Esse é o primeiro mestrado na área de saúde coletiva em toda a região leste de Minas Gerais, então trata-se de algo histórico para a região e também para a UFJF-GV”.
A UFJF-GV conta atualmente com seis programas de pós-graduação. Além do ProfSaúde, são ofertadas vagas no Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, o Mestrado em Ciências da Reabilitação e Desempenho Físico-funcional, a Pós-Graduação stricto sensu em Bioquímica e Biologia Molecular, o Mestrado em Ciências Aplicadas à Saúde, bem como o Mestrado e Doutorado em Educação Física.