Durante o mês de setembro, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) irá promover encontros para debater os cuidados com a saúde mental. A iniciativa é das pró-reitorias de Gestão de Pessoas (Progepe) e de Assistência Estudantil (Proae) como parte da mobilização em busca da construção de uma política de saúde mental e bem-estar na Universidade.

Para Leandra Duarte, o cuidado com a saúde mental se faz necessário a todo instante, em todos os locais (Foto: Carolina de Paula)

O “Cuidadosa-mente: Movimento de bem-estar e promoção da saúde mental” terá momentos culturais e de bem-estar, bate-papo e apresentação dos serviços de saúde mental da Universidade. A participação é aberta a todos os interessados – professores, técnicos, terceirizados e estudantes – sem necessidade de inscrição prévia. Os encontros duram cerca de 1h30 e acontecem todas terças e quintas-feiras.

O primeiro deles será realizado na próxima terça-feira, dia 3, às 15h, no Restaurante Universitário do campus. A ideia é utilizar espaços fora da sala de aula para que os presentes se sintam realmente em uma conversa.  “Ao fazermos o evento de forma itinerante buscamos aproximação com a comunidade acadêmica para mostrar que o cuidado com a saúde mental se faz necessário a todo instante, em todos os locais”, explica a psicóloga da Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-Estar (Cossbe), Leandra Duarte. Veja o calendário completo:

3 de setembro – 15h – Restaurante Universitário (RU Campus)
5 de setembro – 11h – Quiosque próximo à cantina do ICB
10 de setembro – 11h – Espaço em frente à cantina do prédio Reuni do ICE
12 de setembro – 18h – Praça Vermelha do ICH
17 de setembro – 9h – Hospital Universitário Dom Bosco – Refeitório
17 de setembro – 20h – Hospital Universitário Santa Catarina – Auditório
19 de setembro – 8h30 – Colégio João XXIII – Anfiteatro do Ensino Médio
24 de setembro – 10h – Ágora da Faculdade de Direito
26 de setembro – 11h – Ágora do Jardim Sensorial (Reitoria)

Os encontros contam também com pequenas apresentações musicais, práticas de ioga e meditação. A expectativa, segundo Leandra, é de que as pessoas façam uma pausa para reflexão e sensibilizem-se para a importância do tema. “A UFJF está atenta e no evento os participantes terão também a oportunidade de conhecer o que a Universidade tem oferecido em promoção da saúde mental.”

Segundo Fabiane Rossi, a expectativa é sensibilizar a comunidade acadêmica, apontando os novos rumos a serem tomados na construção de uma política de saúde mental na instituição (Foto: Carolina de Paula)

Os bate-papos, mediados por profissionais das áreas médica, de psicologia e de assistência social da Universidade, pretendem explorar o entendimento das emoções e abordar a saúde mental sob a ótica da prevenção ao adoecimento a partir de medidas protetivas de cuidado pessoal. Para a pró-reitora adjunta de Assistência Estudantil, Fabiane Rossi, “o aumento de transtornos mentais é uma realidade que precisa servir como base para a implantação de políticas de prevenção e ações de promoção de saúde e bem-estar”.

Nesse sentido, a atual gestão já formou um grupo de trabalho para discutir a temática e abrirá, em breve, uma chamada para uma Conferência sobre Saúde Mental na instituição. A ideia é que o evento, nos moldes de uma conferência de saúde pública, trace as diretrizes para a construção de uma política de saúde mental na UFJF.