A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) sedia nesta quinta-feira, 29, o lançamento do livro “Perspectiva de pesquisa e implicações no ensino e na aprendizagem de Matemática”. O evento acontece às 18h, no auditório do Instituto de Ciências Exatas (ICE) da UFJF, será aberto ao público e não requer inscrição prévia. Nesta mesma data, o livro estará disponível na íntegra, gratuitamente, no site da Editora UFJF.

Professor Willian Cruz, um dos organizadores da obra, destaca que livro é uma oportunidade para educadores, estudantes e pesquisadores (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

“É a mais importante obra do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da UFJF, pois retrata os caminhos da pesquisa na formação continuada de docentes”, define o professor e pesquisador Willian Cruz, que assina a organização da obra ao lado de Chang Kuo Rodrigues e Amarildo Melchiades da Silva. “A divulgação desse livro representa o compromisso que a UFJF tem assumido na busca por melhorar a formação de professores e, por conseguinte, a aprendizagem de Matemática, tanto na educação superior quanto na básica.”

Ensinar exige pesquisa, como adianta a citação de Paulo Freire que introduz a obra: “Enquanto ensino continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo educo e me educo”. Nesse sentido, o livro traz uma visão abrangente sobre as correntes de pesquisa que têm moldado o ensino da matemática nos últimos anos. Entre os tópicos explorados, destacam-se a história da educação matemática, as metodologias inovadoras de ensino e as implicações das tecnologias da informação na aprendizagem.

O lançamento é uma oportunidade para educadores, estudantes e pesquisadores conhecerem as últimas tendências e debates no campo da Educação Matemática. A expectativa, segundo os organizadores, é que a obra sirva como um recurso importante tanto para professores quanto para pesquisadores interessados em aprofundar suas pesquisas e práticas pedagógicas.

Lançamento do livro “Perspectiva de pesquisa e implicações no ensino e na aprendizagem de Matemática”

Data e hora: 29 de agosto, às 18h

Local: Auditório do ICE – UFJF, Juiz de Fora, MG

Organizadores: Willian José da Cruz, Chang Kuo Rodrigues e Amarildo Melchiades da Silva