Em 2024, a Faculdade de Enfermagem (Facenf) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) celebra os 45 anos da criação do curso na instituição. Para marcar o aniversário, a faculdade promove dois eventos nesta semana: uma palestra comemorativa e a inauguração do seu primeiro laboratório voltado para pesquisa.

O primeiro evento acontece nesta quinta-feira, 29, às 17h, no auditório Elisabeth Rombach, na Facenf. A palestra, com o tema “É necessário olhar para trás para enxergarmos à frente”, é destinada a toda a comunidade acadêmica da faculdade, incluindo docentes, discentes, funcionários terceirizados, técnicos-administrativos (TAEs) e servidores aposentados. A palestra será conduzida pela professora aposentada e docente convidada do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Edna Aparecida de Castro.

Segundo Edna Castro, ao longo dos anos, a Enfermagem se tornou uma ciência aplicada e uma profissão respeitada  (Foto: divulgação)

“Sinto honra e gratidão por compartilhar experiências, especialmente por ter me formado na UFJF e iniciado minha carreira docente na Faculdade de Enfermagem em 1994. Olho para trás e vejo a evolução da Enfermagem, que se tornou uma ciência aplicada e uma profissão respeitada. Egressos do curso são docentes, pesquisadores e atuam em diversas áreas do Sistema único de Saúde (SUS), inclusive de forma autônoma”, ressalta Edna, que formou-se como enfermeira na UFJF em 1987. Nos anos 1990, a professora retornou ao curso como docente – função da qual aposentou-se em 2020.

Interessados em participar devem se inscrever por meio de formulário eletrônico. O evento conta também com a presença de representantes do Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (Coren-MG), além de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Juiz de Fora e do Hospital Universitário da UFJF, administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Angélica Coelho, diretora da Faculdade de Enfermagem: “momento para celebrar nossa trajetória” (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

“A comemoração dos 45 anos do curso de Enfermagem da UFJF é um momento para celebrar nossa trajetória, refletir sobre o presente e projetar o futuro. Será uma oportunidade para dialogar com diferentes gerações, incluindo professores aposentados, docentes atuais, discentes da graduação e da pós-graduação, além de TAEs e servidores da administração central da UFJF”, destaca a diretora da Faculdade de Enfermagem, Angélica Coelho.

Novo laboratório

Na sexta-feira, 30, às 15h, será inaugurado o primeiro laboratório dedicado à pesquisa na Faculdade de Enfermagem, o Laboratório de Biotecnologia e Pesquisa Experimental (LaBiPEx). De acordo com o coordenador, Thiago Nascimento, a criação do espaço representa um avanço significativo para a unidade acadêmica, que historicamente se dedica a pesquisas nas áreas exploratórias, sociais, históricas e teóricas.

De acordo com Thiago Nascimento, novo laboratório permitirá que alunos desenvolvam habilidades práticas (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

“O laboratório foi desenvolvido para atender à crescente demanda por experimentação científica na área de Enfermagem e para integrar práticas experimentais e inovações tecnológicas às intervenções assistenciais. Ele permitirá que nossos alunos desenvolvam habilidades práticas em pesquisa, experimentação e análise de dados, aspectos fundamentais para encontrar soluções inovadoras para questões de saúde”, observa Nascimento.

Como aponta Angélica Coelho, o novo laboratório também facilitará a atração de parcerias e o financiamento de projetos por agências de fomento como Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

O espaço abrigará inicialmente linhas de investigação do Núcleo de Estudos em Infecções e Complicações Relacionadas à Assistência à Saúde (Neicas) e do Grupo de Pesquisa Avançada em Enfermagem (Gepae). No entanto, o LaBiPEx estará disponível para todos os docentes da faculdade que precisem realizar estudos experimentais.

História do curso

Origem do curso de Enfermagem da UFJF está na antiga Escola de Enfermagem Hermantina Beraldo  (Foto: Blog Maurício Resgatando o Passado)

Fundado em 1º de agosto de 1979, o curso de Enfermagem da UFJF foi criado para atender à crescente demanda por profissionais de saúde na região, em consonância com as políticas públicas de saúde e educação das décadas de 1960 e 1970. As atividades tiveram início após a extinção da Escola de Enfermagem Hermantina Beraldo, com a incorporação de seus professores, alunos e funcionários à UFJF. Desde então, a Facenf se consolidou como uma das faculdades de Enfermagem mais respeitadas do Brasil, formando profissionais qualificados e comprometidos com a saúde da comunidade.

Em seus primeiros anos o curso funcionou em diferentes locais, até a construção, em 1999, do edifício do Centro de Ciências da Saúde (CCS), no campus Juiz de Fora, que mais tarde tornou-se exclusivo da Facenf. Ao longo das décadas, o curso passou por importantes mudanças curriculares, com ênfase na atenção primária e no fortalecimento do SUS.

Fachada da sede atual da Faculdade de Enfermagem (Foto: Vitor Ramos/UFJF)

A Facenf também se destacou pela criação de cursos de especialização e programas de residência em parceria com o HU, além de iniciativas de internacionalização e avanços tecnológicos no ensino. A produção de conhecimento e a inovação foram reforçadas com a criação dos programas de pós-graduação, incluindo o mestrado e, mais recentemente, o doutorado em Enfermagem.

Outras informações: (32) 2102-3821 – Faculdade de Enfermagem