Em 2024, a Faculdade de Enfermagem (Facenf) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) celebra os 45 anos da criação do curso na instituição. Para marcar o aniversário, a faculdade promove dois eventos nesta semana: uma palestra comemorativa e a inauguração do seu primeiro laboratório voltado para pesquisa.
O primeiro evento acontece nesta quinta-feira, 29, às 17h, no auditório Elisabeth Rombach, na Facenf. A palestra, com o tema “É necessário olhar para trás para enxergarmos à frente”, é destinada a toda a comunidade acadêmica da faculdade, incluindo docentes, discentes, funcionários terceirizados, técnicos-administrativos (TAEs) e servidores aposentados. A palestra será conduzida pela professora aposentada e docente convidada do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Edna Aparecida de Castro.
“Sinto honra e gratidão por compartilhar experiências, especialmente por ter me formado na UFJF e iniciado minha carreira docente na Faculdade de Enfermagem em 1994. Olho para trás e vejo a evolução da Enfermagem, que se tornou uma ciência aplicada e uma profissão respeitada. Egressos do curso são docentes, pesquisadores e atuam em diversas áreas do Sistema único de Saúde (SUS), inclusive de forma autônoma”, ressalta Edna, que formou-se como enfermeira na UFJF em 1987. Nos anos 1990, a professora retornou ao curso como docente – função da qual aposentou-se em 2020.
Interessados em participar devem se inscrever por meio de formulário eletrônico. O evento conta também com a presença de representantes do Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (Coren-MG), além de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Juiz de Fora e do Hospital Universitário da UFJF, administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
“A comemoração dos 45 anos do curso de Enfermagem da UFJF é um momento para celebrar nossa trajetória, refletir sobre o presente e projetar o futuro. Será uma oportunidade para dialogar com diferentes gerações, incluindo professores aposentados, docentes atuais, discentes da graduação e da pós-graduação, além de TAEs e servidores da administração central da UFJF”, destaca a diretora da Faculdade de Enfermagem, Angélica Coelho.
Novo laboratório
Na sexta-feira, 30, às 15h, será inaugurado o primeiro laboratório dedicado à pesquisa na Faculdade de Enfermagem, o Laboratório de Biotecnologia e Pesquisa Experimental (LaBiPEx). De acordo com o coordenador, Thiago Nascimento, a criação do espaço representa um avanço significativo para a unidade acadêmica, que historicamente se dedica a pesquisas nas áreas exploratórias, sociais, históricas e teóricas.
“O laboratório foi desenvolvido para atender à crescente demanda por experimentação científica na área de Enfermagem e para integrar práticas experimentais e inovações tecnológicas às intervenções assistenciais. Ele permitirá que nossos alunos desenvolvam habilidades práticas em pesquisa, experimentação e análise de dados, aspectos fundamentais para encontrar soluções inovadoras para questões de saúde”, observa Nascimento.
Como aponta Angélica Coelho, o novo laboratório também facilitará a atração de parcerias e o financiamento de projetos por agências de fomento como Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).
O espaço abrigará inicialmente linhas de investigação do Núcleo de Estudos em Infecções e Complicações Relacionadas à Assistência à Saúde (Neicas) e do Grupo de Pesquisa Avançada em Enfermagem (Gepae). No entanto, o LaBiPEx estará disponível para todos os docentes da faculdade que precisem realizar estudos experimentais.
História do curso
Fundado em 1º de agosto de 1979, o curso de Enfermagem da UFJF foi criado para atender à crescente demanda por profissionais de saúde na região, em consonância com as políticas públicas de saúde e educação das décadas de 1960 e 1970. As atividades tiveram início após a extinção da Escola de Enfermagem Hermantina Beraldo, com a incorporação de seus professores, alunos e funcionários à UFJF. Desde então, a Facenf se consolidou como uma das faculdades de Enfermagem mais respeitadas do Brasil, formando profissionais qualificados e comprometidos com a saúde da comunidade.
Em seus primeiros anos o curso funcionou em diferentes locais, até a construção, em 1999, do edifício do Centro de Ciências da Saúde (CCS), no campus Juiz de Fora, que mais tarde tornou-se exclusivo da Facenf. Ao longo das décadas, o curso passou por importantes mudanças curriculares, com ênfase na atenção primária e no fortalecimento do SUS.
A Facenf também se destacou pela criação de cursos de especialização e programas de residência em parceria com o HU, além de iniciativas de internacionalização e avanços tecnológicos no ensino. A produção de conhecimento e a inovação foram reforçadas com a criação dos programas de pós-graduação, incluindo o mestrado e, mais recentemente, o doutorado em Enfermagem.
Outras informações: (32) 2102-3821 – Faculdade de Enfermagem.