Coletivo Independente Dependente de Artistas (RN) se presenta em trilogia (Foto: Brunno Martins)

Com três espetáculos, o Cida – Coletivo Independente Dependente de Artistas, do Rio Grande do Norte, se apresenta nos dias 28 e 29 de agosto no Cine-Theatro Central, como parte da programação do Ocupa Dança 2024. A Trilogia em Dança-Tragédia é composta pelas peças “Corpos turvos” e “Reino dos Bichos e dos Animais, Esse é o Meu Nome”, que serão apresentadas no primeiro dia, quarta-feira, às 19h. Já o terceiro espetáculo da trilogia, “Insanos e Beija-Flores a Dois Metros do Chão”, terá sessão no segundo dia, quinta-feira, às 20h. Todas as apresentações irão contar com Libras e audiodescrição. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados na bilheteria do teatro.

A trilogia de espetáculos questiona, de maneira sutil e avassaladora, as duras realidades enfrentadas pelos grupos sociais historicamente marginalizados ou excluídos. Os distintos marcadores sociais apresentados nas obras ressaltam – por meio das alteridades – as complexidades do existir. Criada e dirigida pelo coreógrafo juiz-forano René Loui, com interlocução dramatúrgica de Jussara Belchior e elenco formado por nomes que são referências para as artes cênicas do Rio Grande do Norte – Ana Cláudia Viana, Jânia Santos, Marconi Araujo, Pablo Vieira, René Loui e Rozeane Oliveira –, a criação cênica sequenciada acessível teve sua pesquisa iniciada no ano de 2019 a partir de uma residência artística na OdishaBiennale, na Índia.

Espetáculo propõe discussão acerca da estigmatização, desumanização, extermínio e invisibilidade de grupos historicamente excluídos (Foto: Brunno Martins)

A Trilogia em Dança-Tragédia propõe uma discussão de temáticas acerca da estigmatização, desumanização, extermínio e invisibilidade das pessoas pretas, de toda comunidade LGBTQIAPN+, pessoas com transtornos mentais, pessoas com deficiência, mulheres, dos povos originários e pessoas que vivem e/ou convivem com o HIV ou AIDS. Todas as peças possuem classificação indicativa de 16 anos.

O Ocupa Dança 2024 é uma proposta coletiva do Fórum de Dança que chega para celebrar a dança e a arte na cidade de Juiz de Fora. O evento incluirá diversas atividades, como mostras de dança e videodança, espetáculos com convidados especiais, oficinas, performances, criação artística, exposições, baile dançante e um Seminário. Essa iniciativa tem como objetivo enriquecer a vida cultural da cidade, fortalecer a comunidade artística, apoiar jovens talentos da dança e proporcionar oportunidades para fruir e vivenciar a arte da dança.

Trilogia em Dança-Tragédia

“Corpos Turvos”

“Reino dos Bichos e dos Animais, Esse é o Meu Nome”

Dia 28 de agosto (quarta-feira), às 19h

“Insanos e Beija-Flores a Dois Metros do Chão”

Dia 29 de agosto (quinta-feira), às 20h

Local: Cine-Theatro Central, Juiz de Fora, MG (Praça João Pessoa s/n, Centro)

Ingressos gratuitos na bilheteria do teatro

Todos os espetáculos contam com interpretação em Libras e audiodescrição

Teasers

Corpos Turvos https://www.youtube.com/watch?v=IOEyeLk_k3c

Reino dos Bichos e dos Animais, Esse é o Meu Nome: https://www.youtube.com/watch?v=Oy0U1-QJOas&t=4s

Insanos e Beija-Flores a Dois Metros do Chão: https://www.youtube.com/watch?v=hS5BGdLIbCw

Para mais informações acesse www.coletivocida.com.br