Transição para fontes de energia mais limpas é desafio mundial em busca da sustentabilidade do planeta (Foto: Laboratório Solar Fotovoltaico da UFJF/Twin Alvarenga)

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Energia Elétrica (Inerge) promove, de 28 a 31 de agosto, a Conferência Internacional em Energia Elétrica (2024 IINCEE). O tema central do evento é a transição energética, desafio mundial para um futuro mais sustentável do planeta. A conferência evidencia a necessidade de um esforço conjunto e amplo da sociedade para reduzir a dependência dos combustíveis fósseis e aumentar o uso de fontes de energias renováveis.

O objetivo, segundo o diretor do Inerge, professor do Departamento de Engenharia Elétrica da UFJF, Moisés Vidal Ribeiro, é discutir a transição energética do ponto de vista dos sistemas elétricos de potência, porque são eles os principais meios para compartilhar energia e realizar serviços. “Estamos preocupados em como essa energia chega até as pessoas, nas residências, indústrias, centros urbanos e áreas rurais. E como usar energias renováveis da melhor forma. Hoje, temos um crescente uso de inteligência artificial e de outras técnicas que nos permitem fazer mais com menos recursos”.

O evento inclui palestras, apresentações, discussões em grupo e atividades práticas para a popularização da ciência. Os convidados são referência no setor energético brasileiro e internacional, incluindo nomes da Argentina, Inglaterra, Portugal e Nigéria, que trazem uma perspectiva da indústria nos diferentes continentes. “(A ideia) é trazer uma visão ampla sobre esse assunto e formar um fórum de discussão usando as informações coletadas para subsidiar a tomada de decisões e para pesquisas no futuro”, resume Vidal.

A conferência será aberta com uma homenagem aos 110 anos da Faculdade de Engenharia da UFJF. Em seguida, Rodrigo Limp Nascimento, que ocupa a vice-presidência executiva de Regulação, Institucional e Mercado da Eletrobras, ministra palestra sobre “Transição energética – oportunidades e desafios”. Veja o currículo dos convidados.

Para o diretor do Inerge, Moisés Vidal Ribeiro, a conferência é um importante fórum de discussão para subsidiar a tomada de decisões e pesquisas no futuro (Foto: Carolina de Paula)

O evento combina atividades presenciais, no Centro de Ciências da UFJF, campus Juiz de Fora, com transmissões ao vivo pelo canal do Inerge no YouTube. A programação completa pode ser conferida no site do evento. As inscrições para o público em geral ainda estão abertas e vão até o dia 26 de agosto. O prazo para submissão de trabalhos já se encerrou, e o resultado com os aceites será divulgado nesta sexta, dia 23.

Inerge

O Instituto Nacional de Energia Elétrica (Inerge) é um instituto de pesquisa sob chancela da Capes/CNPq e Fapemig, formado por um conjunto de pesquisadores das Universidades Federais de Juiz de Fora (UFJF), Itajubá (Unifei), Rio de Janeiro (UFRJ), Fluminense (UFF), São João Del Rei (UFSJ) e ABC (UFABC). O instituto foi criado em 2009 com o objetivo de atuar, principalmente, na área de Energia Elétrica, por meio do desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica com alto padrão de qualidade de forma a competir em nível internacional.

O Inerge, sob direção do professor Moisés Vidal Ribeiro, tem um corpo técnico que ultrapassa a marca de 500 pesquisadores e conta ainda com diversos laboratórios especializados na área de Energia Elétrica, os quais são parte crucial e integrante de parcerias em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação com indústrias e instituições.