Objetivo é oferecer mobilidade motorizada a crianças com deficiência ou dificuldade de marcha independente

O Projeto de Extensão Adapt, desenvolvido pelas Faculdades de Engenharia e de Fisioterapia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), está promovendo uma campanha para arrecadar carrinhos de brinquedo infantis do modelo bandeirante, que estejam em bom estado e com encosto para as costas. O objetivo é adaptar esses carrinhos para oferecer mobilidade motorizada a crianças com deficiência. Motos e quadriciclos não são aceitos na campanha.

As doações podem ser feitas, preferencialmente, na Faculdade de Engenharia, localizada no campus da UFJF, onde também são realizadas as adaptações. Para residentes de Juiz de Fora, é oferecida a opção de coleta domiciliar. Os interessados em ajudar podem entrar em contato pelas redes sociais do projeto @projetoadapt

Veja exemplos de modelos que podem ser doados

O Adapt tem como objetivo promover a inclusão de crianças e adolescentes com deficiência que não possuem marcha ou mobilidade independente e utilizam dispositivos auxiliares para locomoção. O acompanhamento é oferecido no Ambulatório de Fisioterapia do HU – unidade Dom Bosco. O projeto busca proporcionar autonomia aos atendidos por meio de cadeiras de rodas, carrinhos motorizados ou carrinhos de bebê em atividades lúdicas integradas.

Desde seu lançamento em 2020, o projeto já realizou 14 adaptações e beneficiou 13 crianças. Essas iniciativas são fundamentais para promover a inclusão social e o desenvolvimento pessoal e acadêmico dos participantes, alinhadas aos princípios da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF).

Para saber mais sobre o projeto, assista ao vídeo abaixo:

Como solicitar um carrinho adaptado?

Para solicitar um carrinho adaptado, é necessário preencher um formulário de triagem disponível no site do projeto. Se a criança residir em Juiz de Fora e atender aos critérios de tamanho e idade, ela será incluída na fila de espera. Em seguida, um membro da equipe entrará em contato para agendar a avaliação e, possivelmente, a entrega do carrinho. O projeto atende principalmente crianças de até 6 anos de idade.

Vagas abertas para bolsistas voluntários

Estudantes da UFJF dos cursos de Engenharia Elétrica, Produção ou Mecânica; Fisioterapia; Artes e Design; Moda; Administração; e Psicologia que queiram participar do projeto podem se inscrever no processo seletivo para uma das 27 vagas disponíveis. As inscrições se encerram nesta segunda-feira, 19, e devem ser realizadas através de um formulário eletrônico.

Para participar, é necessário não ter pendências com a extensão e ter disponibilidade de 12 horas semanais. Além disso, bolsistas não podem ter vínculo remunerado com outro programa da UFJF, exceto o Programa de Assistência Estudantil. O critério de desempate será o Índice de Rendimento Acadêmico (IRA). Mais informações estão disponíveis no edital no site do projeto.

Siga o Projeto Adapt no Instagram
Siga a Pró-reitoria de Extensão no Instagram