Faculdade de Engenharia iniciou suas atividades antes mesmo da criação da UFJF

A Faculdade de Engenharia  da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) celebra no dia 17 de agosto seu 110º aniversário (1914-2024), destacando uma trajetória de excelência em ensino, pesquisa e extensão. As comemorações incluem palestras, conferências e atividades lúdicas para toda a família.

As festividades começarão nesta sexta-feira, 16, às 17h, no edifício Itamar Franco, Anfiteatro 3. O professor Ewaldo Luiz de Matos Mehl, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), ministrará a palestra “Materiais Estratégicos para a Engenharia: Ocorrência, Obtenção e Sustentabilidade”, oferecendo uma visão atualizada sobre a produção mineral e os materiais estratégicos essenciais para a engenharia brasileira.  Também participam da cerimônia, o atual diretor da Faculdade, professor Henrique Braga, e o professor Hélio Antônio da Silva.

Já entre os dias 28 e 31 de agosto, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Energia Elétrica (Inerge) da UFJF promoverá a 2024 Inerge International Conference on Electric Energy (2024 IINCEE) no Centro de Ciências da UFJF, com o tema “Transição Energética”. O evento contará com palestras e plenárias de representantes de empresas energéticas, acadêmicos e pesquisadores nacionais e internacionais, incluindo instituições como a Universidade Metropolitana de Manchester (Inglaterra), o Instituto Tecnológico de Buenos Aires (Argentina) e o Instituto Politécnico do Porto (Portugal).

O 2024 IINCEE será realizado, simultaneamente, de forma presencial e on-line, no canal do YouTube do Inerge. As inscrições são gratuitas e limitadas, e podem ser feitas através do site oficial do evento, onde também está disponível a programação completa.

Engenharia de Portas Abertas

Estudantes podem conhecer mais sobre os cursos de engenharia no sábado, dia 31, quando a faculdade fica de portas abertas

No dia 31 de agosto, sábado, das 13h às 17h, a UFJF realizará o evento “Engenharia de Portas Abertas”. Esta atividade é gratuita e aberta ao público, sem necessidade de inscrição prévia. Os visitantes poderão explorar os laboratórios , participar de exposições científicas, experimentos e jogos interativos, e conhecer projetos inovadores desenvolvidos pelos estudantes. O evento é uma oportunidade para interessados em ingressar nos cursos de engenharia conhecerem um pouco mais sobre as dez opções de graduação oferecidas na área pela UFJF.

A programação do “Engenharia de Portas Abertas” inclui atividades promovidas pelos Grupos e Programas de Educação Tutorial das engenharias Elétrica, Civil, Mecânica, Computacional, de Produção e Sanitária e Ambiental.

Também haverá participação das equipes de competição – Rampage Baja, RinoBot, Escuderia, Capivara de Eficiência Energética e Supernova; e ainda do Museu Dinâmico de Ciência e Tecnologia, dos projetos Adapt e LabMaker, TV Box, do Inerge, dos Engenheiros Sem Fronteiras, do Ramo Estudantil do IEEE, da Liga Acadêmica de BIM, do Laboratório de Eficiência Energética e da Porte Empresa Jr.

“Iluminar, Sanear e Ligar Cidades Entre Si”

O diretor da Faculdade de Engenharia, Henrique Antônio Carvalho Braga, ressaltou que a UFJF tem formado profissionais altamente qualificados para enfrentar os desafios das diversas vertentes da Engenharia. “Esses profissionais são capazes de projetar pontes, estradas, edifícios, sistemas de energia, comunicações, equipamentos eletrônicos, sistemas de otimização e soluções ambientais, contribuindo diretamente para o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida.” Segundo ele, a excelência da formação proporcionou parcerias com empresas e instituições de ensino renomadas no Brasil e no exterior, consolidando a Faculdade de Engenharia como um pilar no desenvolvimento regional e nacional.