Campus da UFJF pode proporcionar aos estrangeiros oportunidades de estudos e vivências (Foto: UFJF)

Estudantes da América Latina e do Caribe interessados em cursar mestrado e doutorado gratuitos na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) têm até às 17h desta quinta-feira, 8, para se candidatarem a uma das 222 vagas disponíveis.

As oportunidades estão distribuídas em 37 cursos da instituição, e as inscrições devem ser feitas on-line, por meio do site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes): inscricao.capes.gov.br

A oferta ocorre por meio do programa inédito Move La America, criado em 2024, para ampliar a internacionalização da pesquisa e da pós-graduação de instituições de ensino superior públicas ou privadas sem fins lucrativos, em todo o país.

Na UFJF, há vagas nos dois campi, Juiz de Fora e Governador Valadares, em 28 programas de pós-graduação, como História, Modelagem Computacional, Serviço Social e Saúde (veja a tabela de vagas abaixo).

O estudante poderá participar de projetos de pesquisa ou extensão, realizar estágio ou cursar disciplinas por um período de até seis meses, em caso de mestrado, e até um ano, se for doutorado.

O edital contribuirá para a visibilidade internacional da produção científica da UFJF, além de permitir o contato entre discentes e docentes brasileiros com pesquisadores internacionais, conforme aponta o coordenador de Pós-Graduação e Pesquisa da UFJF, Leonardo Goliatt.

“Aguardamos ansiosos a chegada desses estudantes. Esperamos que grande parte das vagas seja preenchida. É uma grande oportunidade para que a Universidade possa se internacionalizar”, afirma.

Bolsas
Em todo o Brasil, o programa disponibilizará 300 bolsas de mestrado sanduíche no valor de R$ 1.500 mensais e 200 de doutorado sanduíche de R$ 2.200. Além disso, os bolsistas poderão receber seguro-saúde, auxílio-deslocamento para a compra de passagens aéreas e auxílio-instalação para cobrir despesas iniciais de acomodação.

A distribuição de bolsas pela Capes terá como prioridade universidades do Norte, Nordeste e Centro-Oeste e programas de pós-graduação com maior nota. Consulte mais informações sobre valores de bolsa no site da Capes.

O Move La America também pretende financiar 500 projetos de pesquisa ou extensão, no valor de até R$ 5 mil, para a iniciativa do docente brasileiro que irá coorientar o bolsista no país.

Inscrição e seleção
Para concorrer às vagas, o candidato precisa estar vinculado a uma instituição de ensino superior localizada na América Latina ou Caribe e morar em uma dessas regiões. As inscrições on-line começaram no último dia 22 de julho. Veja abaixo o cronograma da seleção.

A seleção será realizada pelos programas de pós-graduação, de 15 de agosto a 19 de setembro. O resultado final será publicado, após período para recursos, a partir de 26 de novembro. E as aulas começam no primeiro semestre letivo de 2025.