Equipe da UFJF-GV no evento teve quatro trabalhos premiados. (Foto: divulgação)

Estudantes e professores do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) tiveram suas produções científicas premiadas no 32º Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão, que aconteceu entre os dias 24 e 27 de julho na cidade de São Paulo. Dos sete trabalhos apresentados no evento, quatro receberam premiação, sendo que um deles ficou em primeiro lugar na área de extensão da modalidade de apresentação oral.

Os autores dos trabalhos apresentados são estudantes e professores dos cursos de Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Medicina de duas pós-graduações: em Educação Física e em Ciências Aplicadas à Saúde.

Além da apresentação de trabalhos, a UFJF-GV ainda contou com uma de suas professoras desenvolvendo atividades no congresso, Andréia Cristiane Carrenho Queiroz, do curso de Educação Física. A docente ministrou duas palestras, coordenou duas conferências multiprofissionais e, ainda, atuou como avaliadora na sessão de pôsteres.

Profa. Andréia Queiroz participou de trabalhos premiados no evento. (Foto: divulgação)

Andréia destaca a importância do evento no contexto da hipertensão arterial: “É o maior evento brasileiro multidisciplinar na área de Hipertensão Arterial. A nossa participação foi muito importante tanto para apresentar os trabalhos que desenvolvemos quanto para trocar experiências com estudantes, pesquisadores, extensionistas e profissionais de saúde de diferentes regiões do país. As premiações conquistadas demonstram a capacidade da UFJF, e dos seus parceiros, na produção de conhecimento científico de excelência, bem como a qualidade dos estudantes envolvidos com o desenvolvimento dos trabalhos científicos”.

Confira abaixo os premiados:

Título: Campanha Menos Pressão-2024 da Sociedade Brasileira de Hipertensão na cidade de Governador Valadares-MG
Autores: Erico Ribeiro Netto, Daniella Abade Carmo, Davi Amador Fioreti Costa, Isabela Abreu Getulino, Amanda Venancio Carlos Alcantra, Matheus Warthe Borborema Costa, Mateus Gonçalves Silva, Pedro Ian Barbalho Gualberto, Diego Alves Santos, Andreia Cristiane Carrenho Queiroz
Premiação: 1º lugar, apresentação oral, área de extensão

Título: Presença de doenças cardiometabólicas e nível de prática de atividade física em adultos e idosos de uma cidade do Leste de Minas Gerais
Autores: Pedro Ian Barbalho Gualberto, Diego Alves Santos, Mateus Gonçalves Silva, Vanderleia Maria Faria, Matheus Warthe Borborema Costa, Pedro Henrique Berbert Carvalho, Clarice Lima Alvares Silva, Ciro José Brito, Cláudia Lúcia Moraes Forjaz, Andreia Cristiane Carrenho Queiroz
Premiação: 2º lugar, apresentação oral, área de estudos epidemiológicos

Título: Uso de medicamentos anti-hipertensivos e valores alterados de pressão arterial em adultos e idosos de uma cidade do Leste de Minas
Autores: Matheus Warthe Borborema Costa, Erico Ribeiro Netto, Pedro Ian Barbalho Gualberto, Mateus Gonçalves Silva, Vanderleia Maria Faria, Danielle Lorentz Villaça, Davi Amador Fioreti Costa, Diego Alves Santos, Cláudia Lúcia Moraes Forjaz, Andreia Cristiane Carrenho Queiroz
Premiação: 3º lugar, apresentação oral, área de estudos epidemiológicos

Título: Influência dos fatores socioeconômicos e da prática de atividade física no controle da pressão arterial em idosos hipertensos cadastrados nas unidades de estratégia de saúde da família de Governador Valadares-MG
Autores: Mateus Gonçalves Silva, Diego Alves Santos, Keveenrick Ferreira Costa; Vanderleia Maria Faria, Rodrigo Furtado Carvalho, Suely Maria Rodrigues, Clarice Lima Alvares Silva, Ciro Jose Brito, Cláudia Lúcia Moraes Forjaz, Andreia Cristiane Carrenho Queiroz
Premiação: menção honrosa, apresentação oral, área de estudos epidemiológicos

Visita à Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo

Integrantes da UFJF-GV visitaram Escola de Educação Física e Esporte da USP. (Foto: divulgação)

Durante o período do evento, estudantes de pós-graduação, acompanhados pela profa. Andréia Queiroz, visitaram a Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE-USP), com supervisão da Profa. Claudia Lúcia Forjaz, da USP. Durante a atividade, os estudantes de pós-graduação puderam conhecer a estrutura física de ensino, extensão e pesquisa da Escola, e ainda acompanharam uma sessão experimental de pesquisa no Laboratório de Hemodinâmica da Atividade Motora. Para Andreia, “a experiência é enriquecedora na formação dos alunos de pós-graduação, visto que a EEFE-USP é a primeira instituição civil da área de Educação Física do Brasil e está completando 90 anos de legado e de excelência na área de educação física e esporte”.