Estão abertas as inscrições para três cursos de especialização a distância gratuitos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). “Gestão Pública de Turismo e Desenvolvimento Regional“, “Mídias na Educação” e “Engenharia de Produção” possuem 150 vagas cada. As atividades dos cursos estão previstas de forma assíncrona e síncrona, por videoconferência, com uso de metodologias ativas para participação e engajamento dos alunos.

Especialização em Gestão Pública de Turismo e Desenvolvimento Regional

Especialização busca capacitar agentes públicos para construção e melhorias políticas voltadas para o turismo (Foto: Gustavo Tempone)

De acordo com o coordenador do curso, Edwaldo Sérgio dos Anjos Júnior, a especialização busca contribuir para a formação de agentes públicos ligados direta ou indiretamente à gestão e ao desenvolvimento regional do turismo. Podem ser pertencentes aos quadros da administração pública, em todos os níveis, incluindo aqueles ligados a atividades operacionais, tático-gerenciais, estratégias e de cooperação intersetorial.

Para se inscrever, é preciso ter diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento e exercer funções em órgãos públicos. A intenção é que o curso contribua para a melhoria do serviço público, preservação da democracia e efetivação de políticas públicas.

São 150 vagas distribuídas em cinco polos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB): Cataguases, Conselheiro Lafaiete, Lavras, Sete Lagoas, Timóteo e Uberlândia.

As inscrições vão até as 16h do dia 15 de agosto. A seleção dos candidatos será feita por banca composta por docentes do curso. A divulgação do resultado parcial sai no dia 26 de agosto, após as 18h.  E o resultado final, terminado o período de recursos, será publicado no dia 30 de agosto, a partir das 18h, no site do Cead/UFJF.

Leia o edital.

Especialização em Mídias na Educação

Docentes podem se especializar no uso das mídias aplicado à educação (Foto: Luiz Carlos Lima)

A especialização permite a formação continuada, prioritariamente para docentes (podendo atender outros profissionais ligados à educação), com graduação em Pedagogia ou em outros cursos de Licenciatura. De acordo com a coordenadora do curso, Janaina Nunes, a especialização permite que os alunos possam implantar, ampliar e fortalecer projetos de formação docente que tenham como alvo o uso articulado das mídias na educação.

Para se inscrever, é preciso ter diploma de curso superior reconhecido pelo MEC. O curso terá a duração total de 18 meses, incluindo o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). São 150 vagas distribuídas em cinco polos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB): Juiz de Fora, Bicas, Cataguases, Ipanema e Nova Serrana.

As inscrições vão até às 16h do dia 23 de agosto. O processo seletivo será por meio de Análise Curricular e Avaliação da Carta de Intenção do aluno. O resultado parcial será publicado em 4 de setembro, e o resultado final no dia 9 de setembro, ambos a partir das 18h, no site do Cead/UFJF.

Leia o edital.

Especialização em Engenharia de Produção

Profissionais poderão atuar em empresas e na gestão pública melhorando processos produtivos (Foto: Géssica Leine)

Segundo a coordenadora do curso, Roberta Nunes, a especialização possibilita a identificação mais precisa das demandas locais e regionais em termos de melhorias nos processos de produção e logística. “O curso tem o intuito de viabilizar uma maior integração regional e favorecer o desenvolvimento de políticas públicas efetivas para as atividades produtivas, financiar e criar condições de sustentabilidade dos negócios, que promovam o desenvolvimento econômico local e regional”.

O aluno estará apto a atuar no setor produtivo, em empresas ou até mesmo na gestão pública.“O profissional pode elaborar atividades de planejamento das operações de produção e logística, dos sistemas produtivos e suas cadeias de processos, e participar da articulação e desenvolvimento de novos produtos e negócios”, afirma Roberta.

Além da gratuidade do curso, a coordenadora destaca que UFJF possui um dos melhores cursos de graduação em Engenharia de Produção do Brasil. São 150 vagas distribuídas em cinco polos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB): Juiz de Fora, Andrelândia, Conselheiro Lafaiete, Cataguases e Divinópolis.

As inscrições vão até às 16h do dia 27 de agosto. A seleção será baseada na análise da documentação obrigatória determinada pelo edital. A divulgação do resultado parcial será feita no dia 11 de setembro, e o resultado final no dia 16 de setembro, ambos a partir das 18h, no site do Cead/UFJF.

Leia o edital.

Mais informações no site cead.ufjf.br