Alunos concluintes de 13 cursos de licenciatura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) participarão do Enade das Licenciaturas – novo modelo lançado pelo Ministério da Educação (Portaria nº 610 de 27/06/2024) – com avaliação teórica e prática. Veja quais são os cursos na arte.
Segundo a Procuradora Educacional Institucional, Gisella Meneguelli, trata-se de um novo modelo de avaliação de cursos superiores com foco na formação de professores para a educação básica. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicará as provas teóricas, já comumente realizadas nas edições anteriores, e passará a incluir uma avaliação da prática da docência.
“O objetivo é aprimorar os processos avaliativos e, consequentemente, as evidências a respeito de como está a formação de docentes no Brasil. Para isso, dois novos atores foram acrescentados ao Enade: o orientador e o supervisor de estágio, este último atuando como avaliador externo do Inep na avaliação prática.”
A avaliação teórica do Enade será realizada no dia 24 de novembro, das 13h30 às 18h. Os alunos habilitados a participar serão inscritos pelos coordenadores de curso até o dia 9 de agosto. Ambos (alunos e coordenadores) devem ler atentamente o Edital 124 de 20/07/2024, no qual constam todos os prazos previstos nos cronogramas da avaliação teórica e da avaliação prática. Antes mesmo da prova teórica, no dia 24 de novembro, estudantes e coordenadores devem preencher diversos formulários que fazem parte do Enade.
Além de inscreverem os alunos habilitados, os coordenadores também são responsáveis por cadastrar o orientador e o supervisor de estágio no sistema Enade. “Os coordenadores têm uma função ativa na orientação, comunicação, instrução e notificação aos estudantes do curso, bem como no acompanhamento e na supervisão das ações destes no sistema”, alerta Gisella.
Quais alunos participam do Enade?
Os estudantes habilitados ao Enade das Licenciaturas são, agora, de dois tipos:
- consideram-se concluintes de cursos de licenciatura habilitados para a avaliação teórica (AT): aqueles que tenham integralizado 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso e não tenham colado grau até 31 de agosto de 2024; ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2025;
- consideram-se estudantes habilitados à avaliação prática (AP) os estudantes dos cursos das áreas de licenciatura que, no âmbito do estágio supervisionado obrigatório, estejam realizando ou que iniciem a regência de classe na Educação Básica durante o período das inscrições na avaliação prática, conforme cronograma do edital, e até o final do mês julho de 2025.
Mas, ATENÇÃO! Excepcionalmente para os casos de estudantes vinculados às instituições públicas que tiveram calendário acadêmico afetado em decorrência da paralisação de docentes e de técnicos, como no caso da UFJF, serão considerados os seguintes prazos e critérios específicos:
- O estudante que teria condição de colar grau até 31 de agosto de 2024, tem nova previsão de colar grau até 31 de outubro de 2024, é considerado como não habilitado ao Enade das Licenciaturas.
Os coordenadores poderão utilizar a ferramenta Módulo Enade, no Siga, desenvolvida pelo CGCO, que auxilia na identificação de alunos concluintes habilitados dos cursos, de acordo com parâmetros definidos no edital. Todos os documentos de referência e informações detalhadas podem ser encontrados no site do setor de Avaliação e Regulação da UFJF.