Há sete opções de idiomas, entre eles, Libras (Foto: Luisa Cattabriga)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) abriu inscrições para os cursos de idiomas do Programa de Extensão Boa Vizinhança. Os cursos são gratuitos, com duração de três semestres letivos, e possuem, ao todo, 240 vagas. As oportunidades são divididas da seguinte forma:

• Inglês (30 vagas);
  • Espanhol (35 vagas);
  • Francês (35 vagas);
  • Italiano (35 vagas);
  • Libras (35 vagas);
  • Língua e Cultura Grega e Latina Antigas (35 vagas);
  • Português como Língua de Acolhimento para Migrantes, Refugiados e Apátridas (35 vagas).

Os participantes devem ser da comunidade externa, ou seja, não podem ter vínculo como estudante com a UFJF. É preciso ter ensino fundamental completo; ser proveniente de escola pública ou ter cursado escola particular na condição de bolsista integral; ter idade igual ou superior a 18 anos para o curso de Inglês ou superior a 16 anos para os demais cursos; e ser morador dos bairros do entorno do campus.

As inscrições vão até 7 de agosto de 2024. Os interessados devem preencher um formulário on-line ou comparecer à Pró-reitoria de Extensão (Proex), na sala 110 do prédio da Reitoria, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com os documentos indicados no edital.

Cada candidato pode se inscrever em até três cursos, mas será selecionado para apenas um. A lista final de selecionados será divulgada em 15 de agosto.

Além das vagas imediatas, serão listados 25 candidatos em lista de espera para cada curso. Caso haja mais candidatos do que as vagas imediatas e da lista de espera, será realizado sorteio público, transmitido pelo canal do YouTube da Pró-reitoria de Extensão da UFJF, no dia 15 de agosto, às 15h.

O programa é coordenado pela Pró-reitoria de Extensão (Proex) em parceria com a Faculdade de Letras. As aulas são presenciais, acontecem sempre no período noturno, e começarão em 19 de agosto de 2024, de acordo com os dias e horários disponíveis no edital.

Trabalhadores terceirizados

A Proex também abriu edital do Boa Vizinhança, específico para os trabalhadores terceirizados da UFJF. Os cursos são os mesmos do público em geral, com exceção do Português como Língua de Acolhimento, que não é oferecido. Estão disponíveis sete vagas para cada curso, e as inscrições também vão até 7 de agosto. Confira os detalhes no edital.