O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), acaba de alcançar uma importante marca no que diz respeito à transparência pública. A instituição figura na primeira posição entre 321 órgãos federais listados no Painel da Lei de Acesso à Informação, conforme resultado divulgado pela Controladoria Geral da União (CGU).

A avaliação é feita a partir do preenchimento e cumprimento de um formulário com 49 itens, como licitações e contratos, receitas e despesas, servidores, auditorias e participação social. Os itens devem ser publicizados no site da instituição em conformidade com o manual “Guia de transparência ativa para órgãos e entidades do Poder Executivo Federal”. Dessa forma, os usuários do HU-UFJF podem ter acesso a arquivos abertos, de forma rápida e fácil, às informações institucionais.

Segundo o ouvidor Sebastião Marsicano Júnior, “este resultado reafirma o compromisso da gestão com a transparência das informações para toda a sociedade. O sucesso desse trabalho também se deve à parceria com as diversas instâncias da instituição, entre elas os gestores, no fornecimento de informações, além do Setor de Governança e da Unidade de Comunicação, que auxiliam na atualização dos dados no site.

 Ebserh
O HU-UFJF faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.