Começa nesta segunda-feira, 22, e vai até quarta, 24, a 8ª edição do seminário Janelas para o Mundo, que tem como objetivo trazer olhares diversos para as questões ligadas ao multiculturalismo nos ramos de ensino, pesquisa e extensão. Pela primeira vez, o evento é realizado de forma híbrida e tem como tema “O professor e seu trabalho em sala de aula com alunos estrangeiros”.
O seminário é organizado pelo Grupo de Pesquisa em Língua(gem) e Sociedade (Grupels) do Programa de Pós-Graduação em Linguística, em parceria com a Diretoria de Relações Internacionais (DRI), ambos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A participação é gratuita.
Interessados em participar como ouvintes podem se inscrever via formulário on-line.
Na abertura, nesta segunda, às 19h, o convidado é o pesquisador Rauciele Cazuza, especialista em Português como língua adicional, com experiência em diversidade. Ele aborda o contexto da educação indígena, compartilhando sua trajetória como pesquisador e professor em comunidades de povos originários e ribeirinhos. Cazuza discute a delicada relação entre a língua portuguesa e as línguas das comunidades. A palestra tem transmissão ao vivo no canal do YouTube, ficando disponível para visualização posterior. O link será disponibilizado na página do evento e encaminhado por e-mail aos inscritos.
No segundo dia, acontece a “apresentação das comunicações”, uma sequência de apresentações de pesquisadores, pré-gravadas e exibidas no YouTube, com o intuito de compartilhar suas pesquisas. A programação completa, com os horários, será disponibilizada posteriormente no site do evento.
Já no dia 24, às 19h, no auditório da Faculdade de Letras (Fale) da UFJF, a programação prevê a apresentação de intercambistas e alunos da UFJF, tanto da graduação quanto da pós-graduação, matriculados na disciplina Português para Estrangeiros, ministrada pela professora Denise Weiss. As falas buscam refletir suas impressões sobre seus países e culturas, oferecendo uma visão da vida pessoal e social de cada um.
“Essa é uma oportunidade crucial para mostrar o trabalho que realizamos e para permitir que as pessoas assistam e ouçam relatos de diversas partes do mundo. Ao conhecerem culturas diferentes, a partir de uma perspectiva pessoal e não institucional, os participantes obtêm uma visão mais humana e enriquecedora desse vasto mundo”, ressalta Denise, que também é organizadora do evento.
Programação
22/07 – 19h – Abertura do seminário. Palestra on-line do professor de português em comunidades indígenas, Rauciele Cazuza.
23/07 – “Apresentação das comunicações” – apresentação de trabalhos de pesquisadores que se inscreverem. Evento on-line, pelo canal do YouTube (horários das apresentações serão disponibilizados posteriormente no site do evento)
24/07 – 19h – apresentações dos alunos estrangeiros da UFJF no auditório da Faculdade de Letras
Outras informações
(32) 2102-3150 (Faculdade de Letras)