A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) assinou, na última terça-feira, 16 de julho, um convênio com o Agros – Instituto de Seguridade Social da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Este acordo visa administrar novos planos de saúde – opcionais aos já existentes – que serão oferecidos aos servidores ativos, aposentados e seus familiares da UFJF, com atendimentos iniciando em setembro de 2024.
Os reitores da UFJF, Girlene Alves, e da UFV, Demetrius David da Silva, e o diretor-presidente do Agros, Cláudio Soares, participaram da assinatura do convênio. A principal meta do acordo é oficializar a UFJF como patrocinadora dos planos de saúde privados “Agros Mais Saúde V” e “Agros Mais Saúde VI”.
O plano Agros Mais Saúde V oferece cobertura ambulatorial e hospitalar, incluindo obstetrícia, com acomodação em quarto individual. Já o plano Agros Mais Saúde VI oferece as mesmas coberturas, mas com acomodação em quarto coletivo. Ambos os planos abrangem atendimentos realizados exclusivamente no Brasil, incluindo internação em enfermarias e centros de terapia intensiva, conforme necessário.
Servidores efetivos e aposentados podem se inscrever nos planos de saúde. Dependentes diretos incluem cônjuges e filhos ou enteados, solteiros, de até 21 anos, ou de 21 a 24 anos de idade, estudantes e dependentes economicamente do titular. Já os “agregados” incluem filhos acima de 21 anos ou de 24 anos se forem estudantes universitários, netos e bisnetos.
Para contratar os planos de saúde do Agros, é necessário também aderir ao plano de previdência InvestPrev, que funciona na modalidade de Contribuição Definida.
O InvestPrev
O InvestPrev é um plano de previdência complementar na modalidade de Contribuição Definida, onde o valor do benefício é calculado no momento da concessão, baseado nas contribuições previamente fixadas. Os contribuintes escolhem um valor fixo para investir mensalmente, com um mínimo de R$ 100. Após cumprirem as exigências regulamentares, poderão usufruir de benefícios proporcionais ao saldo acumulado.
Confira os valores dos planos
A contribuição ao plano de saúde é calculada com base na idade do titular e dos dependentes.
Tabela de Contribuição ao Plano de Saúde
Dependentes diretos (cônjuges e filhos até 21 anos, ou até 24, se estudantes universitários) recebem um auxílio-saúde do governo, variável conforme o salário do titular e a idade dos beneficiários. Esse auxílio é subtraído do valor de contribuição do titular e dependentes diretos. Os dependentes agregados não têm direito ao auxílio-saúde suplementar, e a contribuição é igual ao valor da tabela abaixo.
Tabela de Auxílio-Saúde Suplementar
Os servidores que fizerem a adesão até o final de outubro de 2024 terão isenção do cumprimento de carência para eles e seus beneficiários inscritos no plano. As adesões feitas após esse período estarão sujeitas ao cumprimento de carência de seis meses e de Cobertura Parcial Temporária (CPT), conforme previsto na legislação vigente.
Faça a simulação do plano por aqui.
As contribuições dos beneficiários e da UFJF serão processadas e descontadas diretamente na folha de pagamento. Em caso de afastamento ou desligamento do servidor, os pagamentos deverão ser realizados por meio de débito em conta ou boleto. A UFJF se compromete a comunicar qualquer falecimento de servidores ou pensionistas ao Agros, que por sua vez deverá notificar a instituição imediatamente.
Em caso de falecimento ou aposentadoria do servidor, os dependentes poderão continuar como beneficiários na qualidade de pensionistas. Caso detiver dessa condição, deverá assumir integralmente o valor do pagamento do Plano Saúde.
Também estiveram no momento do ato da assinatura, pela UFJF, o vice-reitor, Telmo Ronzani, o secretário geral, Álvaro Quelhas, e o pró-reitor adjunto de Gestão de Pessoas, Warleson Peres.
Outras informações
Agros – Instituto UFV de Seguridade Social