Faefid recebe modalidades de handebol, vôlei, basquete, atletismo e natação (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

A Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) sedia a primeira edição dos Jogos Regionais Sudeste 2024 do Sistema Colégio Militar do Brasil. A competição reúne delegações dos colégios militares de Juiz de Fora, Rio de Janeiro e São Paulo. As competições começaram nesta segunda-feira, 15, e continuam até quinta, 18.

Os participantes disputam 11 modalidades. Em Juiz de Fora, a Faefid é palco das competições de handebol, vôlei, basquete, atletismo e natação. O futsal é disputado no Ginásio Municipal Jornalista Antônio Marcos, no bairro São Pedro. Além destas, a competição reúne xadrez, orientação, judô e hipismo.

Diretor da Faefid, Jeferson Vianna destaca que JF é a única não capital entre as sedes do evento (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Nesta terça, o diretor da Faefid, Jeferson Vianna, expressou entusiasmo com o evento, e destacou que Juiz de Fora é a única cidade não capital entre as sedes do evento no Brasil, graças às excelentes instalações esportivas da Faculdade. Vianna também ressaltou a importância da competição e a utilização da estrutura para o aprendizado. “Alunos e ex-alunos participam da arbitragem dos Jogos. A UFJF mantém sua tradição de receber e contribuir para que a sociedade, seja civil ou militar, utilize seus espaços.”

Vianna também atuou como árbitro de judô. Segundo ele, como professor de disciplinas de lutas, a participação na competição é uma forma de se aproximar da prática. “É gratificante fazer o que gostamos e contribuir para o sucesso dos eventos. É bom como treinamento e beneficia a todos de forma geral.”

O comandante Rodrigo Bordeaux, diretor de Ensino do Colégio Militar de Juiz de Fora, agradeceu a colaboração das entidades locais e ressaltou que o evento marca uma nova etapa para o Sistema Colégio Militar do Brasil, com a realização dos Jogos Regionais, visando descentralizar e expandir as competições esportivas entre os colégios militares. “A maioria das modalidades esportivas está ocorrendo no campus da UFJF, que é espetacular. A pista de atletismo, o ginásio, o judô, a natação, tudo aqui é de outro mundo.”

Diretor de Ensino do Colégio Militar de Juiz de Fora, comandante Rodrigo Bordeaux ressalta condições “espetaculares” da infraestrutura da UFJF (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

O comandante explicou que a tradição dos Jogos da Amizade, que reúne todos os colégios militares do Brasil a cada dois anos, normalmente ocorre na Academia Militar das Agulhas Negras ou na Escola Preparatória em Campinas, quando os cadetes e alunos estão de férias, reunindo mais de dois mil participantes. Além dos Jogos da Amizade, a diretoria de Educação Preparatória decidiu realizar, nos anos pares, os Jogos Regionais setorizados, como o que está ocorrendo atualmente em Juiz de Fora. Segundo Bordeaux, há uma grande expectativa de retorno. “Juiz de Fora possui fatores muito positivos, como segurança e uma estrutura forte.”

Outras cidades como Manaus, Curitiba, Recife e Belo Horizonte também sediam eventos similares, recebendo colégios militares de diferentes regiões do país.