A partir desta quarta-feira, 17, até 24 de julho, uma série de eventos na área de Química e Tecnologia de Alimentos será realizada pelo Departamento de Química da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a fundação alemã Humboldt e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). A iniciativa está diretamente relacionada a uma ação de internacionalização da pesquisa da UFJF com a Alemanha.

De acordo com o professor do Departamento de Química da UFJF, Rodrigo Stephani, a parceria permitiu que fosse concebido um projeto na área, mais especificamente, com a Universidade Técnica de Dresden, onde é ofertado o curso de graduação em Química de Alimentos mais antigo do mundo, iniciado em 1897. Uma vez que a universidade alemã é especializada na área e o Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo, a parceria, segundo Stephani, se torna algo vantajoso na promoção de ações dentro da UFJF.

Os eventos são voltados para o público industrial, estudantes de graduação e pós-graduação da UFJF e outras instituições, comunidade acadêmica, cervejarias de Juiz de Fora e região e crianças com idades entre 6 e 10 anos. As atividades acontecem no Instituto de Ciências Exatas (ICE), Centro de Ciências e no Laboratório de Química da UFJF.

Dia 17 – 8h30 às 12h40, no Centro de Ciências
Dairy Talks: evento voltado para o público industrial, com interface com a pesquisa, e conta com profissionais de empresas de diferentes lugares do Brasil (Danone, Nestlé, Vigor, Piracanjuba e Sadia, entre outros). Palestrantes da Alemanha e de empresas. Previstas também apresentações do Programa MAI/DAI, da UFJF, com pôsteres e palestras. Inscrições e informações.

Dias 22 e 23 – 8h30 às 18h, no auditório amarelo do ICE
Curso Química de Alimentos e Bebidas: aberto para alunos de pós-graduação e graduação da UFJF e de outras instituições. São 120 vagas disponíveis. O curso conta com participação de professores da Alemanha e com uma visita industrial. Inscrições e informações.

Dia 23 – 19h às 22h, no auditório amarelo do ICE
Prosa Cervejeira: evento aberto tanto para a comunidade acadêmica como para as cervejarias de Juiz de Fora e região. Será o primeiro evento sobre o tema organizado na UFJF em parceria com a Alemanha. Conta com a presença de representantes do Sebrae, da Prefeitura de Juiz de Fora e de associações de cervejarias. A programação prevê palestras, degustação de produtos e demonstração das ferramentas sensoriais desenvolvidas na Alemanha que estarão disponíveis para as cervejarias de Juiz de Fora. Inscrições e informações.

Dia 24 – 13h às 17h, no Laboratório de Química do prédio Reuni/ICE
Laboratório das crianças: voltado para crianças de 6 a 10 anos, que terão a oportunidade de vivenciar uma tarde como cientistas. Este projeto já existe na Alemanha há mais de 16 anos e será a primeira edição realizada no Brasil, com a presença de profissionais da Alemanha. Inscrições e informações.