O projeto Coorte de Universidades Mineiras (Cume) está recrutando ex- alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e de outras instituições de ensino superior para a realização de estudos sobre o comportamento alimentar e a relação com Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DNTC).

Segundo professora Ana Paula Boroni, estudo tem importante papel na identificação de fatores de proteção e de risco para DCNT, além de poder embasar políticas públicas de saúde (Foto: Carolina de Paula)

Segundo a professora do Departamento de Nutrição, coordenadora institucional do projeto na UFJF, Ana Paula Boroni, o estudo já produziu relevantes resultados sobre a relação do consumo alimentar com as DCNT – doenças como cânceres, diabetes, doenças cardiovasculares e pulmonares crônicas, que possuem causa incerta, estão ligadas a múltiplos fatores de risco e a hábitos de vida da pessoa.

A pesquisadora aponta que o projeto já evidenciou, por exemplo, a relação entre uma dieta pró-inflamatória, com consumo de alimentos ultraprocessados, e a incidência de depressão em adultos brasileiros com alta escolaridade. De modo geral, além da obesidade, o consumo de alimentos ultraprocessados aumentam o risco das DCNT. Sendo o contrário, também demonstrado – a alimentação com produtos in natura, minimamente processados, reduz a possibilidade de desenvolver essas doenças.

“As evidências científicas do estudo têm e terão importantes implicações na identificação de fatores de proteção e de risco para DCNT, no aperfeiçoamento e na elaboração de estratégias de promoção à saúde, de prevenção e de controle da morbimortalidade com ênfase nos hábitos de vida e no consumo alimentar.”

O projeto é um estudo longitudinal já com oito anos de funcionamento e mais de 15 mil participantes. Segundo Ana Paula Boroni, várias dissertações e teses já foram defendidas com dados do projeto.

Para participar, não há necessidade de ser portador de uma DCNT. Durante a pesquisa, os participantes respondem um formulário on-line com perguntas referentes a dados demográficos, socioeconômicos, antropométricos, bioquímicos, hábitos de vida, consumo alimentar e histórico de saúde.

Posteriormente, a cada dois anos, os participantes respondem a outros questionários, com menos questões, com objetivo de avaliar as mudanças de hábitos em relação às primeiras respostas. A colaboração dos egressos é voluntária, e a participação anônima.

O questionário está disponível até o dia 31 de julho pelo link do projeto.

Projeto Cume

O projeto foi criado a partir de um estudo da Universidade de Navarra, na Espanha, que tinha como propósito a análise da influência da dieta mediterrânea na saúde. Em 2016, devido a escassez de estudos no Brasil que pudessem analisar e avaliar os padrões da alimentação brasileira, de grupos de alimentos e fatores dietéticos específicos no desenvolvimento de DCNTs, pesquisadores deram início à coleta de dados a fim de preencher este espaço do conhecimento científico. Em 2024, a coorte passou a agregar outras instituições federais fora do estado de Minas Gerais. Na UFJF, o projeto é representado pelas pelas professoras do Departamento de Nutrição (ICB) Ana Paula Boroni Moreira e Ana Paula Carlos Cândido Mendes.