O Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) irá ofertar a segunda edição da oficina “O que tem nesse mel”, em que os participantes poderão conhecer a produção de mel das abelhas nativas ou sem ferrão, características de grãos de pólen utilizadas por essas espécies, entre outros pontos a serem abordados. A capacitação gratuita ocorre neste sábado, 29, das 9h às 12h, no Centro de Pesquisas do Jardim.

Será possível também observar as etapas de preparação de amostras de méis produzidos pelas espécies do próprio Meliponário de Abelhas Nativas, inaugurado em março deste ano, no espaço botânico. A partir dessas amostras, será realizada análise de grãos de pólen.

Meliponário de Abelhas Nativas do Jardim Botânico é o primeiro destinado à educação ambiental na Zona da Mata mineira (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

A oficina será ministrada pela coordenadora do Meliponário e professora, Ana Paula Gelli de Faria, e as docentes Andrea Luizi-Ponzo e Laís Rossi Portella – todas do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFJF.

São 15 vagas destinadas ao público em geral. As inscrições on-line devem ser feitas pelo site do Jardim Botânico ou por meio deste link: formulário de inscrição.

A oficina tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). O Jardim Botânico da UFJF fica localizado na Rua Coronel Almeida Novais, Bairro Santa Terezinha.

(Imagem: divulgação)