Escolas da rede pública e privada de Juiz de Fora e região podem submeter trabalhos para o Projeto Eficiência Energética nas Escolas. A iniciativa é desenvolvida pelo Laboratório de Eficiência Energética (Leener) e pelo Programa de Educação Tutorial do Curso de Engenharia Elétrica (PET Elétrica) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em parceria com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Energia Elétrica (Inerge). A submissão dos trabalhos termina em 10 de julho, com a divulgação dos resultados prevista para 22 de julho. Os selecionados serão apresentados durante o evento Engenharia de Portas Abertas, que acontece em 31 de agosto na Faculdade de Engenharia da UFJF.

Esta é a primeira vez em que o projeto Eficiência Energética nas Escolas permite a participação das escolas na apresentação de trabalhos e pesquisas realizadas por alunos dos ensinos Médio e Fundamental. É necessária a orientação de um professor da escola. 

Os trabalhos serão exibidos em pôsteres durante o evento Engenharia de Portas Abertas, realizado com o objetivo de abrir as portas para que membros da comunidade conheçam os cursos de Engenharia da UFJF e as atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas por professores e alunos da instituição.

Registro de edição do Engenharia de Portas Abertas (Foto: divulgação)

Segundo o professor do Departamento de Energia da Faculdade de Engenharia e coordenador do Leener, Cristiano Casagrande, o objetivo ao integrar os estudantes das escolas da rede básica à Faculdade de Engenharia é transferir conhecimentos na área de energia, especificamente em Eficiência Energética e combate ao desperdício. “Quanto mais multiplicadores da cultura do combate ao desperdício de energia existirem na comunidade, maior será a disseminação desse conhecimento, trazendo benefícios para toda a população”, comenta.

Entre esses benefícios, Casagrande destaca a redução na conta de energia elétrica dos consumidores, que passam a utilizar energia de forma mais eficiente, e a diminuição dos impactos ambientais da produção e consumo de energia elétrica. Além disso, o professor aponta que o contato com as áreas de Engenharia e Tecnologia pode influenciar as escolhas profissionais futuras desses jovens. 

Como participar? 

Quanto mais multiplicadores da cultura do combate ao desperdício de energia existirem, maior será a disseminação desse conhecimento”, avalia Cristiano Casagrande (Foto: arquivo pessoal)

Estudantes e professores podem formar grupos de até quatro membros para explorar temas relacionados ao Combate ao Desperdício de Energia e à Eficiência Energética. Cada grupo deverá desenvolver um texto de até três páginas, seguindo o modelo disponível, descrevendo sua pesquisa ou proposta.

Os trabalhos selecionados serão transformados em pôsteres pela organização do evento, a serem expostos durante o Engenharia de Portas Abertas. Os participantes terão a oportunidade de apresentar seus projetos e responder a perguntas dos visitantes. Os modelos para o texto e o pôster estão disponíveis nas redes sociais do PET Elétrica e do Leener

Os trabalhos devem ser enviados em formato PDF para o e-mail: cristiano.casagrande@ufjf.br. Na mensagem também devem constar os nomes dos integrantes da equipe, nome da escola e um número de telefone (WhatsApp) para contato. O título do e-mail deve ser: “Projeto Eficiência Energética nas Escolas – [Título do trabalho]”.

No Edital completo do projeto, é possível encontrar outras informações sobre como participar da ação e submeter trabalhos. 

Combate ao desperdício de energia nas escolas

Outro projeto de extensão desenvolvido no âmbito do Leener e do PET Elétrica é o “Combate ao Desperdício de Energia nas Escolas”, em andamento desde 2020. Na ação, estudantes bolsistas e voluntários de extensão da UFJF visitam escolas para ministrar cursos sobre combate ao desperdício de energia para os professores. O objetivo é capacitar os docentes para trabalharem conceitos relacionados ao tema em sala de aula e formar multiplicadores da questão da Eficiência Energética na comunidade escolar. Além dos professores, os alunos das escolas também podem participar dessas atividades.

Também são promovidas oficinas educativas focadas no combate ao desperdício de energia. Os participantes criam campanhas de conscientização direcionadas à própria escola, incentivando a comunidade escolar a adotar práticas mais sustentáveis em relação ao consumo de energia elétrica e ao desperdício de alimentos, água, entre outros recursos.

Desde o início do projeto, diversas escolas de Juiz de Fora e de outras cidades da região, como Goianá e Rio Novo, já foram atendidas. “Os participantes sempre se mostram motivados a implementar ações de combate ao desperdício de energia nas escolas”, comenta Casagrande.  

Além de ter atividades presenciais, o projeto desenvolveu uma versão em vídeo do curso de combate ao desperdício de energia, disponível no canal do Leener no YouTube. Também foi elaborado um material didático contendo questões relacionadas à energia e ao meio ambiente, que pode ser utilizado por professores em sala de aula.

Outras informações: 

Página do PET Elétrica no Instagram 

Página do Leener no Instagram