O Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi considerado, pelo segundo ano consecutivo, a instituição brasileira com maior engajamento no evento internacional virtual MuseumWeek. O museu ocupou a 44ª posição no ranking mundial divulgado pela Culture For Causes Network, organizadora da ação. Os dados foram obtidos pela plataforma de monitoramento de redes sociais Talkwalker.

Superintendente do Mamm, Aloisio Castro: resultado reflete “notório reconhecimento da missão museológica de preservação, pesquisa e difusão” (Foto: Lauro Bohnenberger)

A MuseumWeek acontece anualmente com o intuito de promover museus e instituições culturais ao redor do mundo. Durante o evento, que tem parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o jornal The New York Times e a Fundação Chanel, as entidades participantes compartilham conteúdos temáticos em suas redes sociais e organizam eventos especiais em seus espaços.

A conquista é celebrada pelo superintendente do Mamm, Aloisio Castro. “A obtenção do 1º lugar no ranking de engajamento no cenário museológico brasileiro, pela segunda vez consecutiva, reflete o notório reconhecimento da missão museológica de preservação, pesquisa e difusão do Mamm.  A MuseumWeek 2024 foi uma excelente oportunidade do museu, para além dos seus limites geográficos, interagir e refletir nas redes sociais com a comunidade internacional por meio das hashtags com temas caros à museologia contemporânea”, afirma Castro.

Os três primeiros colocados no ranking foram, respectivamente, o Museu Histórico do Regimento de Granadeiros Montados (Argentina), o Castelo de Chambord (França) e o Museu Guggenheim Bilbao (Espanha). Dentre as instituições brasileiras, também estão o Museu das Culturas Indígenas (52º), o Departamento Cultural do Corinthians (74º) e o Museu do Ingá (78º). Outro espaço integrante da Pró-Reitoria de Cultura da UFJF, o Forum da Cultura ocupou a 82ª posição no ranking, sendo a quinta instituição brasileira na lista.

Clique aqui e confira o ranking completo.

Sete dias, sete temas, sete hashtags 

Neste ano, o evento convidou as instituições a criarem conteúdos relacionados aos seguintes temas: bastidores, inteligência artificial, biodiversidade, selfie natureza, natureza urbana, água e coexistir. “Buscamos refletir sobre o espaço em que estamos inseridos, nosso acervo e a produção intelectual de nosso patrono Murilo Mendes para criar uma série de publicações sobre os temas sugeridos”, explica a responsável pela Divisão de Programação Cultural, Bárbara Morais. Globalmente, o evento contou com mais de 102 mil menções em suas hashtags oficiais.

Registro de oficina de fotografia realizada com a equipe de serviços gerais do espaço para a MuseumWeek (Foto: divulgação)

O conteúdo com maior engajamento do Mamm foi resultado de uma oficina de fotografia realizada com a equipe de serviços gerais do espaço. “Fomos até os jardins do museu e exploramos o talento e a criatividade de nossa equipe, capturando a beleza natural ao nosso redor. Nosso objetivo foi empoderar nossas colaboradoras, promovendo a valorização da natureza e incentivando novas formas de expressão artística”, conta Bárbara.

A equipe do Mamm também destacou fotografias que registram a preparação das obras que participaram da exposição “Murilo Mendes, poeta crítico: o infinito íntimo” no Museu de Arte Moderna de São Paulo (Mam/SP), obras da Coleção Murilo Mendes e um vídeo que mostra o museu e seus arredores, entre outros conteúdos.

O Mamm participa da MuseumWeek desde 2019 e todos os conteúdos publicados durante os eventos podem ser conferidos no Instagram e Facebook do museu.

Outras informações: 

(32) 2102-3583 – Museu de Arte Murilo Mendes

producao.mamm@ufjf.br