O Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi considerado, pelo segundo ano consecutivo, a instituição brasileira com maior engajamento no evento internacional virtual MuseumWeek. O museu ocupou a 44ª posição no ranking mundial divulgado pela Culture For Causes Network, organizadora da ação. Os dados foram obtidos pela plataforma de monitoramento de redes sociais Talkwalker.
A MuseumWeek acontece anualmente com o intuito de promover museus e instituições culturais ao redor do mundo. Durante o evento, que tem parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o jornal The New York Times e a Fundação Chanel, as entidades participantes compartilham conteúdos temáticos em suas redes sociais e organizam eventos especiais em seus espaços.
A conquista é celebrada pelo superintendente do Mamm, Aloisio Castro. “A obtenção do 1º lugar no ranking de engajamento no cenário museológico brasileiro, pela segunda vez consecutiva, reflete o notório reconhecimento da missão museológica de preservação, pesquisa e difusão do Mamm. A MuseumWeek 2024 foi uma excelente oportunidade do museu, para além dos seus limites geográficos, interagir e refletir nas redes sociais com a comunidade internacional por meio das hashtags com temas caros à museologia contemporânea”, afirma Castro.
Os três primeiros colocados no ranking foram, respectivamente, o Museu Histórico do Regimento de Granadeiros Montados (Argentina), o Castelo de Chambord (França) e o Museu Guggenheim Bilbao (Espanha). Dentre as instituições brasileiras, também estão o Museu das Culturas Indígenas (52º), o Departamento Cultural do Corinthians (74º) e o Museu do Ingá (78º). Outro espaço integrante da Pró-Reitoria de Cultura da UFJF, o Forum da Cultura ocupou a 82ª posição no ranking, sendo a quinta instituição brasileira na lista.
Clique aqui e confira o ranking completo.
Sete dias, sete temas, sete hashtags
Neste ano, o evento convidou as instituições a criarem conteúdos relacionados aos seguintes temas: bastidores, inteligência artificial, biodiversidade, selfie natureza, natureza urbana, água e coexistir. “Buscamos refletir sobre o espaço em que estamos inseridos, nosso acervo e a produção intelectual de nosso patrono Murilo Mendes para criar uma série de publicações sobre os temas sugeridos”, explica a responsável pela Divisão de Programação Cultural, Bárbara Morais. Globalmente, o evento contou com mais de 102 mil menções em suas hashtags oficiais.
O conteúdo com maior engajamento do Mamm foi resultado de uma oficina de fotografia realizada com a equipe de serviços gerais do espaço. “Fomos até os jardins do museu e exploramos o talento e a criatividade de nossa equipe, capturando a beleza natural ao nosso redor. Nosso objetivo foi empoderar nossas colaboradoras, promovendo a valorização da natureza e incentivando novas formas de expressão artística”, conta Bárbara.
A equipe do Mamm também destacou fotografias que registram a preparação das obras que participaram da exposição “Murilo Mendes, poeta crítico: o infinito íntimo” no Museu de Arte Moderna de São Paulo (Mam/SP), obras da Coleção Murilo Mendes e um vídeo que mostra o museu e seus arredores, entre outros conteúdos.
O Mamm participa da MuseumWeek desde 2019 e todos os conteúdos publicados durante os eventos podem ser conferidos no Instagram e Facebook do museu.
Outras informações:
(32) 2102-3583 – Museu de Arte Murilo Mendes