Apresentação faz parte das celebrações pelos dez anos da Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro. (Foto: Daniel Ebendinger)

Sob regência do maestro Cláudio Cruz e com o solista de oboé Joel Gisiger, a Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro se apresenta pela primeira vez em Juiz de Fora no dia 25 de abril, às 20 horas. O concerto, que acontece no Cine-Theatro Central, traz obras de Carl Maria Von Weber, Richard Strauss e Robert Schumann, e faz parte das celebrações pelos dez anos da orquestra residente da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). O espetáculo tem entrada franca, mediante ingressos que serão distribuídos na bilheteria do Cine Theatro Central a partir desta quinta-feira, dia 18, das 9h às 12h e das 14h às 17h, sendo permitidos quatro ingressos por pessoa.

Composta por 55 jovens talentos, com idades entre 15 e 24 anos, em sua maioria moradores de comunidades do Rio de Janeiro, a orquestra é fruto do projeto Ação Social pela Música do Brasil (ASMB), uma organização sem fins lucrativos, que há 25 anos atua no ensino de música clássica a jovens e crianças que vivem em áreas de vulnerabilidade pelo estado. O concerto de Juiz de Fora integra uma vasta agenda comemorativa que se estende ao longo de todo o ano.

Trajetória consolidada

A Orquestra sinfônica conta também com músicos convidados e vem consolidando sua trajetória por meio de apresentações diversas, que incluem palcos tradicionais como o do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, da Cidade das Artes e da Sala Cecília Meireles, além de escolas e universidades, executando um repertório amplo e diversificado. Parte dos membros da Orquestra trazem na bagagem concertos em países como os Estados Unidos, a Holanda e a Alemanha. Fiorella Solares, diretora da Ação Social pela Música do Brasil, entende que é uma enorme satisfação ver toda uma geração de músicos ser construída e chegar a um patamar virtuoso.

“São integrantes que começaram crianças e pré-adolescentes, tornando-se músicos adultos cada vez mais desenvolvidos, com altíssimo nível técnico e artístico, um motivo de orgulho para mim e para todos nós do projeto social”, afirma, acrescentando: “a orquestra conquistou um espaço importante na vida cultural do Rio de Janeiro e eles fizeram por merecer, com muita dedicação, disciplina, estudo e foco.”

Carl Maria Von Weber (1786 – 1826)
Der Freischütz: Abertura
Instrumentação: 2 flautas, 2 oboés, 2 clarinetes, 2 fagotes, 4 trompas, 2 trompetes, 3
trombones, tímpanos, cordas.